41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT5-G: GP Games
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1890-1 - A ARTE DO FAZER: O ARTÍFICE DE SENNET, AS PRÁTICAS DIY E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PELA COMUNIDADE DE JOGADORES

Nilson Valdevino Soares
Área: GP Games
Palavras-chave:  jogos digitais, produção de fãs, DIY, artífice, game studies
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462-1 - A HETERONORMATIVIDADE NO JOGO ONLINE LEAGUE OF LEGENDS

Yasmine Campos Barbosa Crepaldi
Área: GP Games
Palavras-chave:  Heteronormatividade, Jogos Online, League of Legends, Sociabilidade
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824-1 - A MÚSICA NOS GAMES E O CASO SHADOWS OF THE COLOSSUS

Cadmiel Castro de Souza Junior
Área: GP Games
Palavras-chave:  Games, Game Studies, Narrativa, Música
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2170-1 - AS ETHICIDADES DAS IMAGENS VIDEOJOGRÁFICAS: A MAQUINICIDADE, A LUDICICIDADE E A AUDIOVISUALIDADE

João Ricardo de Bittencourt Menezes
Área: GP Games
Palavras-chave:  Jogos Digitais, Imagem Videojográfica, Analítica Cultural, Metodologia das Molduras
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2036-1 - BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DE UM JOGO DIGITAL: ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE O DEEP

Leandro Key Higuchi Yanaze
Área: GP Games
Palavras-chave:  games, educação, comunicação, game design, design educacional
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657-1 - CAMINHANDO NÃO SE CHEGA LÁ: DEFINIÇÕES PARA O CONCEITO DE JOGO E O CASO DOS SIMULADORES DE CAMINHADA

Rodrigo Campanella Gonçalves Barbosa
Área: GP Games
Palavras-chave:  Definição de jogo, simulador de caminhada, game studies, game design, narrativa
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184-1 - CHEMICAL RISK CRIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOSSEGURANÇA

Cristina Northfleet de Albuquerque
Área: GP Games
Palavras-chave:  Biossegurança, Jogo Digital, Educação
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1535-1 - CIDADES EM VIDEOGAMES: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS NUMA PERSPECTIVA DA TECNOCULTURA AUDIOVISUAL

Hilario Junior dos Santos
Área: GP Games
Palavras-chave:  Tecnocultura Audiovisual, videogames, cidades em videogames
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132-1 - DOS CAMINHOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO: O ADVENTO DO PROCESSO DE “ESPORTIFICAÇÃO” DOS ESPORTES ELETRÔNICOS (E-SPORTS)

Tarcízio Macedo
Área: GP Games
Palavras-chave:  Jogos digitais, e-Sports, Esporte, Cibercultura, História dos video games
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2019-1 - EM MEIO A INFORMAÇÃO E O ENTRETENIMENTO: UMA PROPOSTA DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE NEWSGAMES E JOGOS EMBASADOS EM NOTÍCIAS

Carlos Nascimento Marciano
Área: GP Games
Palavras-chave:  newsgames, entretenimento, comunicação
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766-1 - ESPORTS COMO ENTRETENIMENTO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE LEAGUE OF LEGENDS

Leticia Dallegrave
Área: GP Games
Palavras-chave:  esporte eletrônico, eSport, entretenimento, jogos digitais, comunicação
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1592-1 - GAMES, GAMBIARRAS E ANTROPOFAGIA: UM RELATO ETNOGRÁFICO DAS COMUNIDADES DE WORLD OF WARCRAFT

José Messias
Área: GP Games
Palavras-chave:  gambiarra, antropofagia, videogames, world of warcraft
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1145-1 - GAMES, MODERNIDADE E NOVO CAPITALISMO

Natan Fritscher Kussler
Área: GP Games
Palavras-chave:  Games, novo capitalismo, modernidade
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355-1 - IDENTIDADES FRATURADAS: SOBRE A FRAGILIDADE DOS HERÓIS MASCULINOS NA FRANQUIA SILENT HILL

Tiago José Lemos Monteiro
Área: GP Games
Palavras-chave:  horror, videogames, Silent Hill, gênero, masculinidades
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1467-1 - MACROS, FOUNTAIN HOOKS E OVERPASS BOOSTS: AS TRAPAÇAS NOS E-SPORTS

Gabriela Birnfeld Kurtz
Área: GP Games
Palavras-chave:  comunicação, jogos digitais, games, e-sports, trapaças
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413-1 - MAIS QUE UM JOGO: A RELAÇÃO ENTRE O LEAGUE OF LEGENDS E O CONSUMO DE BENS VIRTUAIS POR MULHERES GAMERS

Adler Ariel Moreno Mendes
Área: GP Games
Palavras-chave:  Feminismo, Consumo, Bens Virtuais, Skins, League of Legends
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1010-1 - MAPAS DE CONHECIMENTO ESTRUTURADO COM GAMIFICAÇÃO: ABORDAGENS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Daniela Carvalho Monteiro Ferreira
Área: GP Games
Palavras-chave:  Mapas de Conhecimento, Gamificação, Educação
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1623-1 - NARRATIVAS MÍTICAS E RITUAL EM JOGOS ELETRÔNICOS

Durval Ramos Junior
Área: GP Games
Palavras-chave:  jogo eletrônico, games, mito, rito, estado da arte
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2035-1 - O JOGO NÃO ACABOU: RELAÇÕES ENTRE APROPRIAÇÃO LÚDICA E PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS VIDEOGAMES

Emmanoel Martins Ferreira
Área: GP Games
Palavras-chave:  regras, liberdade lúdica, apropriação lúdica, jogos, videogames
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2095-1 - O SER DO JOGO E A PRESENÇA NA EXPERIÊNCIA TÉCNICO-ESTÉTICA: JOGAR, SPIEL E ASOBU (遊ぶ)

Mariana Amaro Cruz
Área: GP Games
Palavras-chave:  jogar, presença, materialidades, experiência estética, artefatos técnicos
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1932-1 - PAGANDO PARA VENCER II: POWER CREEP, HEARTHSTONE E CAPITALISMO TARDIO

Daniel Gois Rabelo Marques ; Thiago Pereira Falcão
Área: GP Games
Palavras-chave:  Power creep, Hearthstone, Capistalismo tardio, Análise de conteúdo, Game studies
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79-1 - PRECISAMOS FALAR SOBRE MACHINIMA! UMA INTRODUÇÃO AO FENÔMENO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE VIDEOGAMES

Alessandra Maia
Área: GP Games
Palavras-chave:  machinima, videogame, lúdico, criatividade, modding
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1768-1 - REGRAS INVENTADAS: CRIATIVIDADE E TÉCNICA NO CENÁRIO COMPETITIVO DE SUPER SMASH BROS

Ivan Mussa Tavares Gomes
Área: GP Games
Palavras-chave:  e-sports, metagame, criatividade, técnica
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1962-1 - RISCANDO O CÍRCULO MÁGICO: A PRODUÇÃO DE LUGARES A PARTIR DA ATIVIDADE LÚDICA

Jesiel Carvalho Lima de Araujo
Área: GP Games
Palavras-chave:  Jogos de Mesa Modernos, Board Games, Game Studies, Círculo Mágico, Lugar e não-lugar
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360-1 - TEMPO E ESTÉTICA: UM ESTUDO DE CASO DOS ENQUADRAMENTOS TEMPORAIS EM BRAID

Samyr Paz
Área: GP Games
Palavras-chave:  tempo, gameplay, estética, braid, game studies
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762-1 - TRANSPARÊNCIA JORNALÍSTICA NOS NEWSGAMES: ANÁLISE DE REGRAS E MECÂNICAS DE JOGO COMO FORMA DE DIMINUIR A OPACIDADE ALGORÍTMICA

Natália Ferraz Menezes
Área: GP Games
Palavras-chave:  newsgame, jornalismo, algoritmo
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1838-1 - UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS DE GAME MUSIC FORA DO CONTEXTO DE JOGO

Schneider Ferreira Reis de Souza
Área: GP Games
Palavras-chave:  game music, etnografia, fãs, nostalgia, games
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