41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT6-CE: GP Comunicação e Esporte
[Voltar]


 

1857-1 - MANIFESTAÇÕES E COPA DO MUNDO: ENGAJAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS JOVENS FLUMINENSES COM OS MEGAEVENTOS DE FUTEBOL

Camila Augusta Alves Pereira
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jovem, Identidade, protesto, Facebook, Futebol
[Trabalho]




 
632-1 - "EU FUI ÀS TOURADAS EM MADRI..." - CRÔNICAS DE UMA PARTIDA HISTÓRICA NO MARACANÃ

André Alexandre Guimarães Couto ; Élcio Loureiro Cornelsen
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Crônicas esportivas, Jornal dos Sports, Copa do Mundo
[Trabalho]




 
188-1 - A BOLA QUE VIGIA E PUNE: O USO DO DISPOSITIVO COMO MEDIDA DE SEGURANÇA EM ARENAS DE COPAS DO MUNDO

Elcio Cassola Padovez
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Dispositivo , Copa do Mundo, Vigilância , Arenização
[Trabalho]




 
572-1 - A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS PARALIMPÍADAS RIO-2016 – O CASO DO JORNAL PARALÍMPICO

Guilherme Gonçales Longo ; Valci Regina Mousquer Zuculoto
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Paralimpíadas, Rio-2016, Megaeventos Esportivos
[Trabalho]




 
1655-1 - A REPRESENTAÇÃO DA MULHER ATLETA PARALÍMPICA EM TRÊS CAPAS DO JORNAL O GLOBO

Neide Maria Carlos ; José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  paralimpíadas, fotografia, esporte, fotojornalismo esportivo, jornalismo impresso
[Trabalho]




 
526-1 - A RETOMADA DA IDENTIFICAÇÃO?: AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTEBOL NA COBERTURA D’O GLOBO NO RIO-2016

Francisco Angelo Brinati ; André Ferreira Lamounier
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Imprensa, Representação, Rio 2016, Seleção Brasileira de Futebol, Identidade Nacional
[Trabalho]




 
535-1 - BICAMPEÃO DA FÉ: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO USADAS PELO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA NA CAMPANHA FÉ ALVINEGRA

Núbia Maria Silva de Azevedo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Marketing Esportivo, Corinthians, Fé Alvinegra
[Trabalho]




 
698-1 - COMPLEXIDADES IDENTITÁRIAS EM SANTA CATARINA: ANÁLISE DE NARRATIVAS JORNALÍSTICAS CONSTRUÍDAS NAS TRANSMISSÕES RADIOFÔNICAS DOS CLÁSSICOS CATARINENSES DE FUTEBOL

Matheus Simões Mello
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo Esportivo, Futebol, Rádio, Identidades, Narrativas Jornalísticas
[Trabalho]




 
2211-1 - COMPREENDENDO O NAMING RIGHTS: POSSIBILIDADES PARA O PATROCÍNIO NO ESPORTE

Paloma Souza de Castro Melo ; Rogério Luiz Covaleski
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  naming rights, esporte, marketing, mídia, patrocínio
[Trabalho]




 
882-1 - COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA: RELACIONAMENTO COM OS PÚBLICOS-ALVO

Karla Caldas Ehrenberg
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação organizacional, gestão de marcas, clubes esportivos, futebol, internet
[Trabalho]




 
1788-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE CONCEITOS DE BOURDIEU EM ESTUDOS QUANTITATIVOS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO

Fernando Augusto Cury
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, consumo, interfaces comunicacionais, esporte
[Trabalho]




 
446-1 - CRÔNICAS DE UM CERTO AMISTOSO BRASIL X PORTUGAL

Elcio Loureiro Cornelsen
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  jornalismo esportivo, crônica, seleção brasileira, seleção portuguesa, Jornal dos Sports
[Trabalho]




 
2076-1 - DAS BANCAS DE JORNAIS ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS: A CORRIDA DE RUA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE SAÚDE NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Glauber Queiroz Tabosa Tiburtino
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Corrida de Rua, Cooper, Saúde, Mídia, Redes Sociais Digitais
[Trabalho]




 
384-1 - E 1987 NÃO ACABOU - PENTA OU HEXA: DIFERENTES MEMÓRIAS SOBRE A HEGEMONIA NO FUTEBOL BRASILEIRO QUANDO O ‘MERCADO’ ENTRA EM CAMPO

Sérgio Montero Souto
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Flamengo, pentacampeão, hegemonia, mercado, tradição
[Trabalho]




 
415-1 - ESTILO TELEVISIVO E NOVAS TECNOLOGIAS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE HISTÓRICA DAS MUDANÇAS NAS TRANSMISSÕES DA COPA DO MUNDO

Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Estilo televisivo, transmissão de futebol, Copa do Mundo, novas tecnologias
[Trabalho]




 
1750-1 - FANATISMO, ALEGORIA E A FICÇÃO EXALTADA NA PELE

Lourdes Malerba Gabrielli ; Selma Peleias Felerico Garrini
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  tatuagem, jogador de futebol, barroco, fanatismo, alegoria
[Trabalho]




 
2217-1 - FATORES PROVOCADOS PARA A INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DE UM TIME

Marcélio Santos Ovídio
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Influência, Paixão, Torcida
[Trabalho]




 
1511-1 - FUTEBOL BRASILEIRO COMO SOFT POWER: PISTAS NA COBERTURA DA FOLHA DE S. PAULO DURANTE A COPA 2014

Rodrigo Nascimento Reis
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Seleção Brasileira, Futebol, Soft Power, Folha de S. Paulo, Copa 2014
[Trabalho]




 
411-1 - GUERREIRAS E MENINAS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS ATLETAS OLÍMPICAS NO JORNAL O GLOBO NA “RIO 2016”

Marta Regina Garcia Cafeo ; José Carlos Marque
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mulher, esporte, jornal, olímpiadas, comunicação
[Trabalho]




 
1571-1 - HOMOFOBIA E HETERONORMATIVIDADE MASCULINA NO FUTEBOL: COMENTÁRIOS NA PÁGINA D’O POPULAR NO FACEBOOK SOBRE TIME HOMOSSEXUAL

Luiz Fernando Rodrigues Lemes ; Ana Carolina Rocha Pessôa Temer
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Facebook, futebol, heteronormatividade, homofobia
[Trabalho]




 
569-1 - IMAGENS DE TORCEDORAS EM CAPAS DE JORNAIS: ESTUDO SOBRE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014

Magnos Cassiano Casagrande
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo, Capa de jornal, Torcedoras, Futebol
[Trabalho]




 
487-1 - JORNAIS COMUNITÁRIOS, LAZER E FAVELA: A CONSTRUÇÃO DO MEU LUGAR

Diogo Silva do Nascimento
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Lazer, Comunicação popular, Jornais comunitários, Ausências, Favela
[Trabalho]




 
376-1 - MITOLOGIA NA REVISTA PLACAR: REPRESENTAÇÕES DA TORCIDA DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Elyson Richard Gums
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Flamengo, mitologia, Revista Placar, torcidas de futebol
[Trabalho]




 
1261-1 - MOEDA SOCIAL E EMOÇÃO NAS PÁGINAS DE FERROVIÁRIA E MIRASSOL NO FACEBOOK COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL – SÉRIE D 2018

Anselmo Penha Feitosa
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  redes sociais, futebol, Facebook, engajamento
[Trabalho]




 
643-1 - NBB TEMPORADA 2016/2017 – ROTINA DE PRODUÇÃO DA TRANSMISSÃO TELEVISIVA DE BASQUETE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TV BANDEIRANTES

Tatiana Zuardi Ushinohama
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  basquete, transmissão televisiva, esporte, televisão, comunicação
[Trabalho]




 
633-1 - O MOMENTO CONGELADO NO TEMPO: ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS PUBLICADAS PELA FOLHA DE S. PAULO NA COBERTURA DOS JOGOS PARALÍMPICOS 2016

Tatiane Hilgemberg Figueiredo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Atletas Paralímpicos, Representação, Jornal Impresso, Fotografias
[Trabalho]




 
2060-1 - O VAR E O TEMPO: A DINÂMICA DAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS COM A UTILIZAÇÃO DO ÁRBITRO DE VÍDEO NA RECOPA SUL-AMERICANA DE 2018

Mateus Kerr de Barros
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  VAR, Jornalismo esportivo, Transmissões televisivas
[Trabalho]




 
315-1 - O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS: O CASO RIO 2016

Flávio Agnelli Mesquita
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jogos Olímpicos, Voluntariado Esportivo, Jogos Rio 2016
[Trabalho]




 
114-1 - O “BOM FEMINISMO”: A MULHER E OS JOGOS OLÍMPICOS SOB OS OLHARES DA IMPRENSA CARIOCA (1920-1935)

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  esporte, mulher, narrativas, imprensa, Jogos Olímpicos
[Trabalho]




 
2340-1 - ODE A “GARRA”. REPRESENTAÇÕES E MEMÓRIA SOBRE A VITÓRIA URUGUAIA EM 1950

Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Copa do Mundo, Representações Coletivas, Memória, Uruguai, Imprensa
[Trabalho]




 
20-1 - ONDAS PEQUENAS, PÚBLICO ENTUSIASMADO E "VIDA NOTURNA EXÓTICA": PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES À COBERTURA DE CAMPEONATOS DE SURFE NO RIO DE JANEIRO EM REVISTAS ESTRANGEIRAS

Rafael Fortes Soares
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  história da comunicação, história da mídia, esporte, mídia impressa, Waimea 5000
[Trabalho]




 
1653-1 - PRESENÇA DE NEYMAR: MÍDIA, ESPORTE-ESPETÁCULO E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA NAS TRANSMISSÕES DOS JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2014 PELA TV GLOBO

Eugênio Carlos do Rego Araújo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Copa do Brasil, Futebol, Neymar, Seleção Brasileira, TV Globo
[Trabalho]




 
432-1 - REALIDADE VIRTUAL E JOGOS OLÍMPICOS: AS NOVAS EXPERIÊNCIAS TECNOLÓGICAS MIDIÁTICAS A PARTIR DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO E DE INVERNO

Carlos Roberto Gaspar Teixeira ; Giovanni Guizzo da Rocha
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Mídia, Jogos Olímpicos, Tecnologia, Realidade Virtual
[Trabalho]




 
345-1 - REGIONALIZAÇÃO TELEVISIVA: A AFILIADA DA REDE GLOBO “TV TEM” E SEU DISCURSO DE PERTENCIMENTO POR MEIO DE PROJETOS PARA VALORIZAR O ESPORTE REGIONAL

Kaiane Yamauchi Gonçalves ; Lívia Inglesis Barcellos ; José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  regionalização televisiva, TV Tem, mídia, identidade, esporte
[Trabalho]




 
133-1 - SUSTENTABILIDADE NOS JOGOS OLÍMPICOS: A EVOLUÇÃO DO TEMA NA COMUNICAÇÃO DO COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL

Roberta Ferreira Brondani ; José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Jogos Olímpicos, Sustentabilidade
[Trabalho]