41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT8-CR: GP Comunicação e Religião
[Voltar]


 

349-1 - A FÉ QUE EMPREENDE, O DISCURSO QUE EMPODERA: REFLEXÕES SOBRE A NARRATIVA DE AUTOAJUDA DAS LIDERANÇAS FEMININAS DA IGREJA UNIVERSAL

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues ; Karla Regina Macena Pereira Patriota
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Religião, Empreendedorismo, Pedagogias de si, Autoajuda, Igreja Universal
[Trabalho]




 
87-1 - A FIGURA FEMINA NA PUBLICIDADE MEDIANTE A CONSTRUÇÃO OCIDENTAL DE MARIA MADALENA

Julia Conceição Ferreira
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Maria Madalena, cristianismo, publicidade, mulher, estereótipo
[Trabalho]




 
1819-1 - A NATUREZA MIDIÁTICA DA RELIGIÃO E O PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Viviane Borelli
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  midiatização, religião, experiência
[Trabalho]




 
157-1 - A RELIGIÃO COMO FATOR DE RESSOCIALIZAÇÃO AOS OLHOS DA MÍDIA

Carolina Gois Falandes
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Egressos, Ressocialização, Sistema Prisional, Religião, Mídia
[Trabalho]




 
596-1 - ADESTE FIDELES: UM DIAGNÓSTICO DO RETORNO À TRADIÇÃO CATÓLICA E OS NOVOS FENÔMENOS DE RECATOLIZAÇÃO

Douglas Fellipe do Nascimento Silva
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  religiões, liturgia, comunicação, mediação, tradição
[Trabalho]




 
1939-1 - APROXIMAÇÕES ENTRE O JORNALISMO CULTURAL E A RELIGIÃO NO JORNAL (BUDISTA) BRASIL SEIKYO

Carlos Eduardo Bertin
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Jornalismo Cultural, Mídia e Religião , Arte e Cultura, Brasil Seikyo
[Trabalho]




 
186-1 - AS YOUTUBERS EVANGÉLICAS E AS RELAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO E PROJEÇÃO NO IMAGINÁRIO SOCIAL DA GERAÇÃO C

Patricia Garcia Costa
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Youtuber Evangélica, Maju Trindade, Imaginário social, Youtube, Mídia Digital
[Trabalho]




 
1475-1 - CELEBRIDADE, INFLUENCIADOR DIGITAL OU APENAS UM LÍDER RELIGIOSO NA REDE? A IMAGEM DO PAPA FRANCISCO CONSTRUÍDA NO INSTAGRAM

Leticia Carolina dos Santos Moreira Pinho
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  hipermodernidade, Instagram, celebridade, influenciador digital, Papa Francisco
[Trabalho]




 
1524-1 - COMIDA DE VERDADE: UMA HEROICA TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DA MORTE

Karla Regina Macena Pereira Patriota
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Alimentação saudável, Heroísmo, Morte, Religião, Sustentabilidade
[Trabalho]




 
331-1 - COMO OVELHAS NO REINO DE DEUS - SANGUE, DINHEIRO E MARKETING COMO ENGRENAGENS DE UMA IGREJA/EMPRESA

Andréa Basílio da Silva Chagas
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Empresa., Igreja. , Dinheiro., Comunicação , Marketing
[Trabalho]




 
689-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO RELIGIOSO EM AMBIENTES DIGITAIS: UMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO SEGUNDO MIKHAIL BAKHTIN

Rogério Miguel
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Religião, Discurso Religioso, Ambientes Digitais Religiosos, Dialogismo
[Trabalho]




 
111-1 - CONVERGÊNCIA E CONTINUIDADE NO PENSAMENTO DA RELAÇÃO IGREJA E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Joana Terezinha Puntel
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Igreja Católica, Bento XVI, cultura digital, evangelização, Comunicação
[Trabalho]




 
354-1 - DESCORTINANDO O SAGRADO: UM TESTEMUNHO SOBRE AS DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DO ESTUDO DE RECEPÇÃO DE PROGRAMAS TELEVISIVOS RELIGIOSOS

Guibson Dantas
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Recepção, Televisão, Religião, Metodologia, Neopentecostalismo
[Trabalho]




 
442-1 - DIÁLOGO COMO METODOLOGIA PARA A COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS, SEGUNDO O CARISMA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES

Luís Henrique Marques
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Diálogo, Focolares, Espiritualidade da Unidade, Comunicação interpessoal, Relações humanas
[Trabalho]




 
624-1 - EM NOME DA MORAL E DOS BONS COSTUMES: NOTAS PARA SE PENSAR PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E BANCADA EVANGÉLICA

Bruno Menezes Andrade Guimarães
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação, Religião, Política, Bancada evangélica, Moralidade
[Trabalho]




 
389-1 - EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS DE COMUNIDADE NO CIBERESPAÇO: O PADRE REGINALDO MANZOTTI E SUA COMUNIDADE DE FIÉIS-FÃS NO FACEBOOK

Hudson Ramos Santos das Chagas ; Karla Regina Macena Pereira Patriota
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Religião, Internet, Netnografia, Redes Sociais Digitais, Experiência de Comunidade
[Trabalho]




 
510-1 - EXPRESSÕES DA FÉ: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS EFEITOS DE SENTIDOS E VALORES PRESENTES NOS COMENTÁRIOS DE TRANSMISSÕES RELIGIOSAS NO FACEBOOK

Gilliard Zuque da Fonseca ; Maria Nazareth Bis Pirola
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Religião, Facebook, Semiótica discursiva
[Trabalho]




 
1722-1 - FELICIDADE E RELIGIOSIDADE NO YOUTUBE: O ETHOS DAS NOVAS FORMAS DE CRER NA SOCIEDADE MIDIATIZADA

Aline Roes Dalmolin ; Francys Albrecht
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Mídia e religião, religiões secularizadas, felicidade, Youtube, individualismo
[Trabalho]




 
565-1 - METANOIA E PADRE MARCELO ROSSI: A FÉ A PARTIR DE UMA NARRATIVA TERAPÊUTICA

Juliana da Silva Souto
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Religião, Midiatização, Narrativa terapêutica
[Trabalho]




 
1171-2 - NEM TODO EVANGÉLICO É CONSERVADOR (E BROADCASTING): NOTAS SOBRE O PROTAGONISMO RELIGIOSO NO BRASIL

Carolina Cavalcanti Falcão
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Protagonismo Religioso, Mídias Digitais, Afeto, Religião
[Trabalho]




 
759-1 - NOSSA SENHORA DO CÉU E DA TERRA: IMAGINÁRIO, RELIGIÃO E A COMUNICAÇÃO VISUAL DO FEMININO NO CINEMA

Patricia Santos Machado
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  nossa senhora, imaginário, estudos de gênero, mídia e religião, cinema
[Trabalho]




 
428-1 - O PERCURSO HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO NA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL: CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE OPINIÃO PÚBLICA

Ricardo Costa Alvarenga
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação, Processos Comunicacionais, História da Comunicação, Religiões, Igreja Católica
[Trabalho]




 
118-1 - OS CADERNOS DE ORAÇÃO E A MISE-EN-SCÈNE DE UMA FEMINILIDADE INGÊNUA ATRAVÉS DA PLATAFORMA YOUTUBE

Kelber Pereira Gonçalves
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Caderno de oração, midiatização, YouTube
[Trabalho]




 
62-1 - PASTORES MIDIÁTICOS: INFLUENCIADORES DIGITAIS OU APENAS PASTORES?

Leandro Ortunes
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Política e Religião, influenciadores digitais, Bancada Evangélica
[Trabalho]




 
681-1 - PRESENÇA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR NO YOUTUBE: UM OLHAR A PARTIR DOS ECOSSISTEMAS COMUNICACIONAIS

William Costa da Silva
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  comunicação, religião , igreja deus é amor, evangélicos , ecossistemas comunicacionais
[Trabalho]




 
2272-1 - PRETO VELHO E CHICO XAVIER EM EXPOSIÇÃO: REFERÊNCIAS MIDIÁTICAS E MARGINAIS NOS MUSEUS ESPÍRITAS

João Damasio da Silva Neto
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  museu espírita, midiatização da religião, hibridismo
[Trabalho]




 
353-1 - SEGREGAÇÃO CULTURAL NAS IMPRENSAS GOSPEL E SECULAR: REPRESENTAÇÕES DA RELIGIOSIDADE DE BABY DO BRASIL

Isabella Reis Pichiguelli Scaranello
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Gospel e Secular, Baby do Brasil , Representações Midiáticas, Narrativas Jornalísticas, Comunicação e Religião
[Trabalho]




 
934-1 - SER JOVEM PARA A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM: ANÁLISE DA PÁGINA JUVENTUDE SHALOM BELÉM

Leonardo Santana dos Santos Rodrigues
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  religião, jovens, Shalom Belém, midiatização
[Trabalho]




 
481-1 - UMA NOITE NA BRASA CHURCH: UMA ETNOGRAFIA DO CULTO ÀS EMOÇÕES

Mariana Corsetti Oselame
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Emoção, religião, midiatização, etnografia, Brasa Church
[Trabalho]