ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00438</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva (Universidade Católica de Pernambuco); Amanda Coelho Netto Lucena (Universidade Católica de Pernambuco); Angela Luiza Araújo Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Aurino Allan de Andrade (Universidade Católica de Pernambuco); Bárbara de Oliveira Farias (Universidade Católica de Pernambuco); Cecília Cristina Vieira de Melo (Universidade Católica de Pernambuco); Cibelly Maria Souza de Paula (Universidade Católica de Pernambuco); Flávia Roberta Rufino Cavalcanti Soares (Universidade Católica de Pernambuco); Gabriel Monteiro Nascimento (Universidade Católica de Pernambuco); Glenda Lisle Paiva do Amaral Reis (Universidade Católica de Pernambuco); Guilherme Pedro de Lima Santana (Universidade Católica de Pernambuco); Igor César da Silva Santos (Universidade Católica de Pernambuco); João Felipe Valle dos Santos Farinha (Universidade Católica de Pernambuco); Juarez Vitor de Barros Correia Simas (Universidade Católica de Pernambuco); Katharine Damasceno de Melo (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Gabriella Almeida de Siqueira Alves (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Gabriele Barbosa Nascimento (Universidade Católica de Pernambuco); Mariana Jatobá Fazio Ferreira (Universidade Católica de Pernambuco); Melissa Ribeiro Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Sérgio Henryque Antero de Melo Arruda (Universidade Católica de Pernambuco); Talita Pequeno da Nóbrega (Universidade Católica de Pernambuco); Elisa de Araújo Barreto Neta (Universidade Católica de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto acadêmico em evidência foi desenvolvido coletivamente pela turma do 7ª período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, ao longo do primeiro semestre de 2018. Dentro da disciplina de Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing, os alunos foram divididos em grupos, de forma similar à estrutura de uma agência publicitária. Com essa disposição, buscou-se desenvolver um planejamento e campanha promocional que atendessem a necessidade de promover uma instituição existente e acessível, com a orientação da professora Elisa Barreto. De acordo com Kotler (1998), no seu livro Administração de Marketing, planejamento é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste variável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades de mercado mutantes. O autor diz ainda que o propósito do planejamento estratégico é moldar e remoldar os negócios e produtos da empresa com o objetivo de crescimento e lucro. Escolheu-se desenvolver esse documento para a instituição recifense Partejando, que tem como propósito auxiliar mulheres grávidas a se prepararem adequadamente para o momento do parto, através do fornecimento de informações e recursos que possibilitem o protagonismo da mãe durante essa fase. Para que isso ocorra, a organização realiza trabalhos de pré-parto, parto e pós-parto. A instituição luta por causas sociais relevantes, como a humanização do parto e a conscientização das mulheres em relação às violências obstétricas, o que tem chamado também atenção de entidades como a Prefeitura do Recife. A história demonstra que a assistência ao parto teve início quando as próprias mulheres começaram a se ajudar e acumular conhecimento sobre o parto. Com isso surge a presença da parteira, uma mulher mais experiente em parturição que atendia nas residências. O parto humanizado traz o bem-estar da parturiente e do bebê. Como o próprio nome sugere, é um método mais humano e menos mecânico. Apesar de não haver uma estatística oficial, estima-se que sejam realizados 40 mil partos domiciliares por ano (COTIDIANO, 2017). O objetivo do planejamento e campanha promocional propostos é evidenciar o trabalho desenvolvido pelo Partejando com a sua promoção, de modo que atraia a atenção das gestantes e, também, de empresas privadas que possam contribuir com recursos humano, financeiro e material. Também se espera expandir a sua visibilidade perante o público recifense. O projeto contém quatro itens básicos, porém necessários ao desenvolvimento de um planejamento. São eles: o briefing sobre o cliente e seus objetivos, a contextualização do mercado, o Planejamento de Comunicação e Marketing e a Campanha promocional. Esta deve promover o contato entre instituição e público, divulgando a marca e as atividades do Partejando por meio de ações. O briefing é proposto para orientar o planejamento estratégico, sendo essencial para todas as etapas do projeto. Além disso, esse documento descreve a situação de uma empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. A contextualização, referente às pesquisas sobre o mercado do parto, aborda tópicos como: violência obstétrica, parto humanizado e o surgimento de ONGs envolvidas com essas temáticas. No Planejamento de Comunicação e Marketing, apresentam-se ações que buscam aperfeiçoar a instituição e otimizar sua popularidade, bem como promover recursos que permitam alcançar sua sustentabilidade institucional e mercadológica. Por fim, tem-se o planejamento da campanha promocional. O mote trabalhado possui como foco o  apadrinhamento das empresas privadas e adesão de gestantes. Com a implantação das propostas do documento produzido, espera-se oportunizar ao Partejando as condições necessárias para que ele possa dar seus primeiros passos na busca da consolidação da marca no mercado e, com isto, garantir que mais mulheres tenham a chance de parir seus filhos com segurança, amor e autonomia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>