ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00486</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Júlia de Aquino Figueirêdo (Universidade de Brasília); Wanessa de Oliveira Lopes (Universidade de Brasília); Luana de Melo Cavalcanti (Universidade de Brasília); Nickson Barros Pinheiro (Universidade de Brasília); Clarin Ngombe (Universidade de Brasília); Marina Machado Moura (Universidade de Brasília); Suelen Brandes Marques Valente (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é resultado do projeto final da disciplina Redação Publicitária, ministrada pela professora Suelen Valente, na Universidade de Brasília. O objetivo foi criar uma campanha publicitária para a marca Natura, posicionando-a no conturbado e polarizado cenário das eleições presidenciais do ano de 2018. Foram planejadas e criadas 3 peças, sendo elas para mídia impressa (anúncio de revista), plataforma digital (post para instagram) e TV (roteiro para comercial). Aqui, optou-se por apresentar uma das peças criadas, o anúncio de revista, que representa a peça principal para sustentar o conceito da campanha. O maior desafio foi desenvolver um posicionamento que não tomasse um partido capaz de colocar em risco a marca, mas que ao mesmo tempo não demonstrasse que a marca se omitia em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira. Uma campanha publicitária, segundo Armando Sant'Anna (2009, p. 94), tem como "foco estratégico conhecer realmente o público e entender como ele pode perceber ou já percebe o produto ou serviço ofertado". Nesse sentido, para o desenvolvimento do trabalho, foi imprescindível pensar no posicionamento que a Natura estabelece enquanto comunicação vanguardista, inspirado na essência e nos valores de sustentabilidade, autenticidade e relacionamento, que em 2018 colocou a empresa na lista das dez mais valiosas do Brasil, de acordo com dados das consultorias Kantar e WPP publicados no site Infomoney. Portanto, a marca já ocupa esse espaço na mente do público, fato que precisava ser central nas decisões da nova campanha. Em tempos em que as marcas são cobradas pelos consumidores e pelo grande público, por um posicionamento claro e coerente, o objetivo desta campanha visa posicionar a marca no contexto conturbado e polarizado das eleições presidenciais de 2018, de forma não oportunista, permeando um tema de elevada importância para a sociedade. Como explica Sant'Anna (2009, p. 95): "A propaganda precisa ser afinada com as tendências sociais e com as motivações humanas para ter sucesso". Portanto, o maior desafio foi inserir a Natura em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira, mas sem tomar um partido capaz de colocar em risco a marca e seus valores. Após realizar um levantamento de campanhas da Natura, o grupo estabeleceu que a base para a elaboração da campanha se daria pela construção de vínculos, sendo este um dos principais valores cultivados pela empresa, consolidando assim a tradição em perfumes, e hoje a empresa se posiciona como a "Casa Perfumaria do Brasil". Veicular a campanha através de anúncio de revista tem como propósito, desde a origem da marca, fazer negócios e estimular a transformação da sociedade. Anúncio em revista tem uma característica importante: a segmentação. Com a escolha da revista, a empresa garante um custo-benefício bom para a campanha, além da credibilidade que está associada aos veículos tradicionais, haja vista que toda a imagem da empresa é pensada e feita pela proximidade com os clientes. Desse modo, é válido pensar num veículo que gere a sensação de proximidade com o público. Pensando nisso e nos contextos nos quais a Natura veicula suas campanhas, replicando-as em alguns países da América Latina, como Chile, Peru Argentina, México e Colômbia, estabelecer uma comunicação direta funciona como chave para a confecção de materiais específicos, como normalmente são executadas as campanhas editoriais da Natura em revistas especializadas. Apesar de deixar claro a neutralidade em relação a qualquer candidato, a campanha tem por objetivo principal estabelecer um convite que provoque debate na sociedade, sem estimular o clima de intolerância mútua que foi aguçado nas últimas eleições, em que opiniões prevaleceram sobre debates. Assim, a campanha visa abrir diálogos, estimular o acolhimento e a reflexão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>