ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00524</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Barbara Argôlo Soares (Universidade Federal de Mato Grosso); Júlia Tinan Dornelles (Universidade Federal de Mato Grosso); Antonio Sebastião da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso); Nathalia Gonçalves Batista (Universidade Federal de Mato Grosso); Julia Beatiz Viana Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Agência Júnior de Jornalismo Focaia teve início em agosto de 2009, com proposta de complementaridade do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças (MT).Em 2016, na mudança de coordenação do projeto e adequação para novas rotinas noticiosas, objetivando o diálogo com a comunidade regional, o projeto passou a denominação de Agência de Jornalismo Focaia. Neste novo formato o trabalho se voltam para a produção noticiosa que, além de publicações cotidiana, servisse à replicação, e sugestão para cobertura de assuntos pouco trabalhados pela mídia local, regional e estadual. "Foca" nas redações dos jornais quer dizer estudante de jornalismo ou jornalista em início de carreira. "Araguaia" numa referência ao Campus Universitário do Araguaia, localizado na cidade mato-grossense. A Agência tem como escopo a distribuição de informações relacionadas ao campus universitário para toda a comunidade regional de maneira ética, buscando a valorização do Jornalismo, com atenção à democracia, entendo o processo de informação necessário e fundamental para ampliação das visões de mundo, percebendo contraditoriamente as subjetividades ordenadas como estratégia de influência para a hegemonia cultural. As reportagens abrangem desde eventos acadêmicos até coberturas de mobilizações e acontecimentos externos, relacionando o pensamento científico e educacional, neste sentido, aprofundando questões políticas e culturais numa região que fica territorialmente distante dos centros econômicos e das grandes produções jornalísticas que alcançam o país inteiro. Os graduandos do curso de Jornalismo organizam pautas, fotografam, entrevistam e redigem matérias, resultando em reportagem com linguagem jornalística, na inserção de conhecimento em forma de notícia, no senso comum social, com linguagem para as mediações e traduções da cultura acadêmica, buscando a descentralização da informação dos veículos de comunicação locais e regionais, com propostas apenas comerciais, como é na essência a difusão informativa nas diferentes regiões do Brasil. A cidade de Barra do Garças é carente de mídia noticiosa, com tendência prioritária para programação das redes, seja por ser localizada no interior do estado de Mato Grosso, mediante mídia majoritariamente comercial ou ainda por falta de capacitação para os promotores de informação e ausência de liberdade jornalística. Neste sentido, atinge o objetivo proposto, ao permitir a inserção nas comunidades de um agente informativo, proveniente do campo acadêmico, envolvendo pesquisadores e estudantes, demonstrando credibilidade, com uso de mídias sociais, contribuindo, efetivamente, em trocas de conhecimento, singularmente para os próprios discentes participantes do projeto, no contato com os leitores da página. Como resultado deste trabalho, forma-se a convicção de estudantes em atividade empírica e comunidades formada por pessoas politizadas e críticas. A Agência tem importância não apenas na formação de participantes ativos no projeto, mas na mediação dentro da própria coletividade, permitindo um diálogo entre a universidade produtora de conhecimentos e a sociedade para quem é pensada toda a produção noticiosa na composição de conhecimento, com efeitos na opinião científica, política e cultural. O projeto em tela, além de publicizar as produções acadêmicas para a sociedade e pautar a mídia local, desdobra-se na aproximação da comunidade com a universidade pública, suas produções científicas e oportunidades de aprendizagem. O projeto tem formato de página online, atingindo assim, um maior público, expandindo a informação local. Os estudantes do curso de Jornalismo da UFMT/CUA são voluntários e bolsistas neste trabalho feito em conjunto. Ademais, com mais de um milhão de visualizações em menos de 10 anos, a Agência possibilita a vivência de experiências da rotina e desafios da profissão de jornalista, formando profissionais conscientes do fazer notícia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>