INSCRIÇÃO:00617
 
CATEGORIA:RP
 
MODALIDADE:RP11 - Planejamento estratégico em Relações Públicas
 
TÍTULO:Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na Universidade de Brasília
 
AUTORES:Luiza Helena Fortes Viana de Mesquita (Universidade de Brasília); Edmundo Brandão Dantas (Universidade de Brasília)
 
 
DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
A internacionalização da educação superior emerge como uma poderosa estratégia de inserção dos países no cenário globalizado, caracterizado pelo fluxo contínuo de capitais, informação e pessoas. Em 2018, a Universidade de Brasília, por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), propôs-se a reformular suas políticas institucionais direcionando-as a essa tendência, o que se concretizou na elaboração de um Plano de Internacionalização com propostas para pesquisa, extensão e ensino para o período que compreende os anos de 2018 a 2022. O momento de internacionalização o qual a Universidade vive, sugere um solo fértil para implementação de iniciativas que busquem fomentar esse processo. É nesse contexto que nasce uma proposta de uma organização sem fins lucrativos movida por alunos locais que deverão gerir as demandas de acolhimento, de comunicação e de integração social entre estudantes locais e internacionais, espaço acadêmico e cidade. Busca-se construir um espaço para convivência, para diálogos informais, desenvolvimento de relações pessoais, esclarecimento de dúvidas, auxílio, além de proporcionar ações sociais, recreativas, cívicas, culturais, socioambientais e intervenções dentro e fora da Universidade. Assim, pretende-se contribuir para a construção de uma cultura organizacional diversa e acessível, pautada na relação horizontal entre instituição e esses estudantes. Além do atendimento às necessidades dos estudantes internacionais, os alunos locais que se engajarem diretamente se beneficiarão pelos incentivos acadêmicos de participação, networking pessoal, e indiretamente, a comunidade local como um todo poderá se beneficiar pelo maior contato com outras culturas sem ''sair de casa'', tendo em vista que realizar um intercâmbio é um privilégio para poucos, no contexto socioeconômico do brasileiro médio. Este serviço é estratégico por apresentar um suporte e uma alternativa viável para suprir as demandas que a INT não é capaz de atender, devido ao número reduzido de funcionários e à extensa carga administrativa pela qual é responsável. Além disso, pode propiciar maior visibilidade internacional para as atividades da UnB. É necessário frisar que a organização é autônoma, porém vinculada à INT. O projeto irá se manter por parcerias, patrocínios e pela aquisição de uma carteirinha de associação de estudantes estrangeiros. Há iniciativas similares em outros países, como a organização ESN (Erasmus Student Network). Partimos do pressuposto de que é preciso criar um canal entre entidades com o mesmo propósito para que jovens de todo mundo possam "falar a mesma língua"e realizar impacto no meio onde vivem (temporariamente ou não). Criar um mecanismo de promoção do diálogo, da diversidade, da empatia e do desenvolvimento pessoal e coletivo é algo necessário em tempos de xenofobia, ascensão do radicalismo e de fragilidade em relação à saúde mental dos jovens. Acreditamos na Comunicação Organizacional não só como uma ferramenta estratégica, mas também como um poderoso pilar na consolidação de valores úteis à sociedade, bem como na criação de laços e vínculos emocionais, e, por fim, como potente instrumento de mudança social que possam gerar bons frutos em um futuro próximo.
 
DESCRIÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS
A natureza deste trabalho é de uma pesquisa exploratória e o método adotado é o dedutivo. Dentre os caminhos sistemáticos escolhidos para alcançar os objetivos previstos, estão: - Pesquisa documental e bibliográfica (documentação indireta): Em relação a este trabalho, nesta etapa foram analisados dados cedidos pela Assessoria de Assuntos Internacionais – INT a essa pesquisa, assim como informações contidas no Plano de Internacionalização, o qual apresenta um panorama apurado sobre a atuação da Universidade de Brasília em relação à internacionalização nos últimos anos e as metas estabelecidas para o futuro. Analisamos, também, autores que dialogam com a proposta, sobretudo no que se refere aos conceitos relacionados a planejamento estratégico, comunicação organizacional e internacionalização em universidades. -Benchmarking em relação a um modelo europeu Erasmus Student Network Portugal:Benchmarking, em inglês, significa referência ou avaliação comparativa. O modelo de gestão nesta área escolhido foi a organização Erasmus Student Network de Portugal, pelo contato que tivemos anteriormente, pelo contato com membros e pela proximidade da língua e costumes. Este modelo é a confirmação empírica de que o presente projeto é aplicável e pode ser bem-sucedido. Assim, apresentou-se como um norte para a realização deste projeto e foi lapidado ao decorrer das páginas para que houvesse as devidas adaptações ao nosso contexto. -Entrevista Informais Aprofundadas: No intuito de obtermos informações mais específicas, implementamos essa técnica de entrevista, por telefone, com a Vice-presidente da ESN de Portugal, Vânia Couto, e presencialmente com a Diretora da INT, Sabine Gorovitz, o que nos permitiu entender os propósitos, ações bem-sucedidas, demandas e dificuldades das respectivas entidades. -Aplicação de questionários: Neste trabalho foi desenvolvido um questionário para cada público que pode ser contemplado por este projeto: o de estudantes internacionais e o de estudantes locais. Estudantes internacionais: Tradicionalmente, a INT aplica um questionário online de ordem quantitativa a cada final de semestre aos estudantes intercambistas, a fim de obter um feedback sobre a experiência dos alunos na Universidade de Brasília. Algumas das questões colocadas por eles são de extrema relevância para nossa pesquisa, e por isso serão reaproveitadas. Contudo, a fim de obter um resultado mais apurado sobre nosso objeto de interesse, desenvolvemos algumas perguntas mais específicas que foram adicionadas a este questionário e aplicadas pela própria INT. Estudantes locais:Foi aplicada uma pesquisa online, utilizando-se a plataforma Google Forms, entre estudantes da UnB de diversos cursos, par avaliar o grau de interesse dos pesquisados em participar da organização objeto da presente pesquisa. A pesquisa ficou no ar durante 2 semanas, no período de 3 a 17 de outubro. Como resultado, foram obtidas 114 respostas, o que equivale a um grau de confiança de 93% e a uma margem de erro a priori de 8% para mais e para menos.
 
DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO
O produto trata-se de um manual ilustrado e atrativo, que contém os principais conceitos de um planejamento estratégico como: Missão, princípios, Análise SWOT (Oportunidades, ameaças, fraquezas e forças), análise de cenário, visão, objetivos, plano de ações; pontos de controle e recursos. A deliberação dos pontos trabalhados no manual foram feitas a partir da análise de notícias sobre assuntos atuais, conversas informais, entrevistas com jovens líderes de Portugal, questionários com alunos locais e internacionais, reuniões com orientador e com funcionários da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB. Por meio do método de Benchmarking, buscamos nos inspirar e trazer para nossa realidade ações e indicadores que poderiam ser adaptados e aplicados aqui, buscando reduzir incertezas e apostar com maiores chances de acerto. O produto foi uma realização pessoal, em que pude explorar a gama de frentes que a Comunicação Organizacional é capaz de abarcar, na prática. O projeto, se bem-sucedido, tem capacidade de causar impacto local, regional e até global. Foi uma forma que encontrei de deixar um legado que pudesse ser útil para ajudar outras pessoas, disseminar valores tão necessários aos dias de hoje, democratizar habilidades e, principalmente, que fosse, ao mesmo tempo, capaz de desenvolver o lado profissional, humanitário de forma divertida.