INSCRIÇÃO: 00628
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Alessandro Silva (Universidade Ceuma); Jakeline Lemos Mota (Universidade Ceuma); Samya Stephany Coelho de Sousa (Universidade Ceuma); Thalia Gomes Barbosa (Universidade Ceuma); Alexandre Bruno Gouveia Costa (Universidade Ceuma); Tulio de Sousa Leite (Universidade Ceuma)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Produzida no âmbito acadêmico por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Ceuma no ano de 2018, a radionovela “Amor Incompreendido” se propõe a construir uma perspectiva, antes, sobre o a importância que as radionovelas possuem; sobre sua autonomia em reunir elementos significantes e construir realidades a partir do som, depois, sobre a necessidade de contar situações e casos que afetam a sociedade de modo estrutural relacionados ao racismo, violência contra a mulher e homofobia de modo que colabore com reflexões e na aquisição do conhecimento por meio da oralidade.਀䐀攀 挀愀爀琀攀爀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㌀ Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀搀攀渀琀爀愀爀 漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ愠渀漀猀 搀漀甀爀愀搀漀猀ᴀ†搀漀 爀搀椀漀⸀ 䔀洀 ㄀㤀㐀㄀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 ⴀ 䔀洀 䈀甀猀挀愀 搀愀 䘀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 ⴀⰀ  椀渀猀琀椀琀甀搀愀 渀漀 瀀愀猀⸀ 匀攀甀 猀甀挀攀猀猀漀 昀漀椀 琀愀洀愀渀栀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀爀椀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀洀 猀甀愀猀 爀搀椀漀猀 攀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 猀攀甀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 猀攀甀 愀瀀攀氀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀瘀愀洀 挀漀洀 漀 栀甀洀漀爀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 攀猀琀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 昀爀攀渀琀攀 愀漀 爀搀椀漀 攀猀挀甀琀愀渀搀漀 愀 琀爀愀洀愀 渀漀猀 搀椀愀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀⸀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀爀 猀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀 愀漀 焀甀愀氀 漀 爀搀椀漀 攀猀琀愀瘀愀 椀渀猀攀爀椀搀漀 愀琀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀椀搀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀甀最愀稀⸀ Algumas formas de escutas são desenvolvidas para firmar a aderência desse ouvinte ao produto hertziano, como a “escuta concentrada” (FERRARETTO, 2014, p. 37) compreendida como a dedicação do ouvinte, de forma concentrada, ao produto radiofonizado. Para que isso ocorra, alguns elementos são incutidos na programação a fim de estimular sentidos e sensações no público receptor como, por exemplo, músicas, efeitos sonoros e o silêncio. ਀䄀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 琀爀愀搀甀稀 攀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀 攀 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 倀漀爀 攀猀琀愀 爀愀稀漀Ⰰ 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ  椀渀猀攀爀椀搀漀 愀氀最甀渀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 ጀ†爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀搀漀 攀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀ⴀ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瘀椀猀愀渀搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀洀甀洀⸀  Abordar assuntos como violência contra a mulher, racismo e homofobia, é uma tentativa de fomentar o diálogo e de se achegar ao público consumidor. A radionovela é um produto que viabiliza essa comunicação, por possuir uma estrutura que agrupa características diversas e tem, por vezes, um conteúdo palatável. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀