ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00876</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Victor Bessa Barreira (Universidade de Fortaleza); Lucas Bruno de Moraes Sales (Universidade de Fortaleza); Wilker Felipe da Silva Meireles (Universidade de Fortaleza); Saulo Bazílio de Alencar (Universidade de Fortaleza); Rayla Santos de Oliveira (Universidade de Fortaleza); Mateus Macedo Viana (Universidade de Fortaleza); Marcia Alves Osório (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A presente Pesquisa Mercadológica foi desenvolvida na disciplina de Pesquisa Mercadológica do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. tem como objetivo investigar a aceitação e o engajamento do público jovem a respeito da Bebelu Sanduíches, rede de fast-food cearense que vem competindo espaço no mercado alimentício com outras empresas, principalmente de origem norte-americana. Procura-se identificar quais os interesses, o poder aquisitivo, e os hábitos de consumo do público-alvo da pesquisa: o jovem fortalezense. Ademais, busca-se verificar e compreender os fatores decisórios no processo que determina a escolha de um restaurante por parte desse público e identificar a imagem do cliente proposto, para compreender qual a visão que o consumidor tem a respeito da mesmo. Para tal, foram utilizados os métodos qualitativo exploratório e quantitativo com viés conclusivo, resultando em potenciais estratégias de marketing que visam melhorar a percepção da empresa que vem perdendo popularidade entre esse público. &#8203;Na fase de busca por um problema de pesquisa, a equipe identificou algumas falhas de comunicação da empresa, fomentando uma marca mal posicionada e sem reconhecimento de mercado. Visto que no atual cenário de popularização e  americanização de hamburguerias e lanchonetes da cidade de Fortaleza, ter uma marca bem posicionada é de extrema importância. Em seguida procurou estudar e compreender o comportamento do público jovem nessa perspectiva. Além de analisar o engajamento, a equipe propôs reconhecer a percepção desse público especificamente em relação à rede de fast food Bebelu Sanduíches, presente no mercado regional desde 1986. Ademais, procurou-se identificar as deficiências da empresa para que fossem resolvidas com estratégias baseadas na percepção e no estilo de vida de seu público-alvo. A natureza do problema deve ser apresentada de maneira clara e coesa, considerando que alguns problemas são estruturados erroneamente, fomentado erros de formulação, dificultando assim, a sua resolução. "A obtenção de resultados efetivos depende de uma clara definição do problema e dos objetivos da pesquisa, possibilitando que as informações sejam coletadas de maneira apropriada à solução do problema" (DIAS, Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e Convidados. Gestão de marketing, Saraiva, 2003, p. 369) Quando estruturamos uma pesquisa, devemos considerar o modelo a ser utilizado e a forma como os dados serão coletados. Existem dois modelos de pesquisa: exploratório e conclusivo. A pesquisa conclusiva pode ser descritiva ou causal e os dados são classificados em primários ou secundários (MALHOTRA, Pesquisa de Marketing, Prentice Hall, 2005, p.54). Para a realização da pesquisa, foram realizados dois estudos, de forma combinada e complementares entre si: a primeira do tipo qualitativa exploratória, com o intuito investigar os aspectos subjetivos tais como experiências, motivações, sentimentos, atitudes e emoções do público-alvo no tocante ao consumo de fast-food. A pesquisa qualitativa é um estudo não-estatístico que identifica e analisa profundamente dados não-mensuráveis  sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimentos de razões, significados e motivações de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico (Pinheiro et al, Transtorno desafiador de oposição, 2004, p. 125) . A segunda, do tipo quantitativa conclusiva, visando constatar a pertinência dos resultados identificados na fase exploratória. Isso porque,  é desejável que o processo decisório seja amparado por técnicas que reduzam a incerteza a ele associada (BARQUETTE; CHAOUBAH, 2007, p.4). Dessa forma, ambas as pesquisas deveriam possibilitar uma avaliação da visão e do conhecimento acerca da marca Bebelu, coletando dados importantes e transformando-os em informações potencializadoras de estratégias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>