INSCRIÇÃO: 00881
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Lívia Ferraz Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Dennis Costa Andrade Filho (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza); Talita Garcez Guimarães (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O filme publicitário Grande Sertão: Veredas para Amazon foi criado por alunos do 5º semestre do Curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza durante o primeiro semestre de 2018. Foi idealizado como prova final da disciplina de Redação Publicitária II, onde aprendemos sobre produção de publicidade nos meios radiofônicos, conteúdo para o audiovisual e mensagem publicitária na internet. Ao longo da cadeira tivemos que produzir conteúdos como jingle, spot e também filmes publicitários. O briefing em questão foi escolhido através de sorteio. Nele, encontramos informações valiosas sobre o cliente, que posteriormente foram ainda mais aprofundadas pelos membros da equipe. A problemática da avaliação era a necessidade de divulgar que a Amazon estava lançando uma edição especial do clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. A edição ia ser lançada em comemoração ao 60 anos de lançamento da obra. Como observado no briefing, tínhamos a missão de produzir um filme publicitário, com todas as suas etapas, tendo que ir da escolha de linha criativa, roteiro e casting até a direção, captação de imagens e edição. Desta forma, para a elaboração do filme, se mostrou fundamental a teoria e a prática, ensinadas pela cadeira de Redação Publicitária II. Grande Sertão: Veredas é um romance experimental modernista escrito pelo autor brasileiro Guimarães Rosa. A publicação ganhou notoriedade por conta de sua narrativa, dita como inovadora para a época, sendo anos depois adaptada para televisão como uma novela e logo também como minissérie. Segundo Silviano Santiago em uma análise para o Jornal O Estado (2017) define a obra Grande Sertão : Veredas como: “O francês Roland Barthes e o italiano Giorgio Agamben se encontram em definição de caráter histórico e filosófico que explica a magia atemporal do romance Grande Sertão: Veredas e ainda salienta seu significado inesgotável. Barthes e Agamben sustentam que “o contemporâneo é o inatual”. No Brasil a vibrar com a construção de Brasília no planalto central e, posteriormente, com a abertura da Transamazônica em plena selva, nada mais inatual artística e socialmente e, no entanto, mais contemporâneo, que o monstruoso romance escrito por Guimarães Rosa em meados do século 20 e publicado em 1956.”. A Amazon, empresa criada pelo americano Jeff Bezos, nasceu em 1994 com um propósito: venda e distribuição online de livros. A companhia, conhecida pela sua velocidade de entrega e inovação na logística do mercado resolveu, logo mais, expandir seus negócios para outros segmentos. Atualmente, ela vende acessórios, eletrônicos, vestuários e brinquedos. Em 2012 a empresa chegou ao Brasil, com venda exclusiva de livros online, e dois anos depois iniciou a venda de livros físicos, porém apenas em 2017, a marca se instalou de forma concreta no país, expandindo suas vendas e oferecendo aos clientes brasileiros os mais diversos produtos em seu site. Um filme publicitário é caracterizado por uma sequência de imagens que querem transmitir alguma ideia ou vender. Segundo Tiago Barreto no livro Vende-se em 30 segundos: manual para filme publicitário (Senac, 2010) faz a definição de que “É um filme para vender. É esse o ponto fundamental: vender o produto, uma ideia, o que for.” . Tudo começa com o roteiro, que é a base de tudo. Ele surge a partir de uma narrativa e serve de base para orientar agência, cliente e a produtora. O roteiro é a linha guia do filme. É sua matéria-prima bruta. A ideia. De preferência, a grande ideia. Tecnicamente, é um texto sintético, baseado no argumento, de cenas, sequenciais, diálogos e indicações técnicas de um filme.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀