As ilustrações, objeto de estudo, estão inseridas no livro “As criaturas fantásticas do Folclore Brasileiro”, que conta com 1 capa, 24 páginas, 11 interações e é ilustrado do começo ao fim. Produzido por alunos da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, na disciplina de Comunicação Visual II, sob a orientação do professor Tarcísio Bezerra Martins Filho, as ilustrações em questão, visam a criação de um material voltado para o público infantil, despertando o interesse pela cultura e pelo folclore brasileiro. Através dessa elaboração, as ilustrações se tornam lúdicas e recreativas para proporcionar uma experiência de leitura, tendo como consequência, o aprendizado de uma maneira divertida e criativa. 䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 攀砀攀爀挀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀 琀爀愀琀愀搀漀 瀀漀爀 䌀愀洀愀爀最漀 ⠀㤀㤀㠀⤀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 愀 瀀爀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 愀 昀椀砀愀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀甀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀 瘀攀渀栀愀 愀 琀爀愀琀愀爀⸀ 䔀氀攀 愀瀀漀渀琀愀㨀
“A ilustração pode comunicar um sentimento, uma emoção. Estes podem se expressos principalmente através de movimentos e expressões faciais de personagens, e pelos recursos gráficos que passam a transmitir certos sentimentos” (CAMARGO, Luís. Ilustração do Livro Infantil. Editora Lê, 1995, p. 36).
Analisando seu conteúdo, as ilustrações estão inseridas no contexto do folclore, se definindo como todo o conjunto de expressões e manifestações culturais de um povo, incluindo mitos, lendas, cerimônias, festas regionais, brincadeiras, superstições, canções, comidas típicas e muitas outras criações de origem popular. Pela tradição, essas expressões são transmitidas entre gerações e por meio do boca-a-boca, passando a ser aceitas e praticadas coletivamente como afirma Edelweiss (2001): “O folclore, o saber popular, são, em resumo, as manifestações variadas da alma popular através das idéias e dos sentimentos coletivos, inconscientemente feitos e refeitos através dos tempos” (EDELWEISS, Frederico. Apontamentos de folclore. EDUFBA, 2001, p.20). ऀ䌀漀洀漀 猀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 焀甀攀 挀栀攀最愀爀愀洀 栀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 攀 猀攀 瀀攀爀搀攀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 渀漀瘀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 搀攀椀砀愀搀愀 搀攀 氀愀搀漀 挀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 洀愀渀甀愀氀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀猀⸀
“É perceptível como o público brasileiro está embevecido pelas superproduções hollywoodianas, tanto que esqueceram-se de incentivar, o gosto e a espiritualidade de heróis e vilões brasileiros às crianças. As lendas são muitas e a cada história contada ou lida, o ouvinte ou leitor, pode ficar cada vez mais curioso para entender e redescobrir os mistérios deixados por nossos antepassados.” Disponivel em< obviousmag.org/cutucadas_dbc/2015/a-literatura-popular-do-esquecido-folclore-brasileiro.html#ixzz5jTIUOCGp>. Acesso em: 24 Mar. 2019.
O objetivo central do trabalho é o desenvolvimento de ilustrações que despertem o interesse da criança pela cultura brasileira, buscou-se entender o comportamento dessa comunicação voltada para o público infantil, atrelar o tema a ilustração e então, avaliar sua repercussão na literatura interativa e aplicar os conceitos e procedimentos estudados na disciplina de forma correta.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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