INSCRIÇÃO: 00888
 
CATEGORIA: Publicidade e Propaganda
 
MODALIDADE:Agência Jr. de Publicidade e Propaganda
 
TÍTULO:Viagem ao centro da ideia - Portfólio AgênciaNIC 2018
 
AUTORES:Álvaro Guimarães da Silva Junior (Universidade de Fortaleza); Ivan Augusto Tavares Canhamello (Universidade de Fortaleza); Luciano Tavares Coelho Junior (Universidade de Fortaleza); Pedro Felinto de Sousa Rocha Cavalcante (Universidade de Fortaleza); Rayla Santos de Oliveira (Universidade de Fortaleza); Diego Henrique Oliveira de Paiva (Universidade de Fortaleza); Alessandra Marinho Bouty (Universidade de Fortaleza)
 
 
DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
A AgênciaNIC, fundada em 1999, foi a célula inicial do Núcleo Integrado de Comunicação. Hoje, o NIC, conta com nove células de diferentes áreas de atuação da comunicação, servindo como um espaço de experimentação para os alunos. A Agência funciona como um laboratório experimental, onde os alunos do curso de publicidade têm a oportunidade de vivenciar a rotina de uma agência de comunicação antes de entrarem para o mercado de trabalho. Entre os objetivos previstos em seu regimento estão: aprimorar a formação acadêmica, profissional, cultural e social dos alunos dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza; proporcionar aos seus membros as condições necessárias à aplicação prática do conhecimento teórico relativo à sua área de formação profissional; desenvolver projetos de ação social sem fins lucrativos voltados à sociedade e fortalecer os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas disciplinas práticas e teóricas dos cursos envolvidos nos projetos. Nesse formato, apenas ONGS, centros da própria Universidade de Fortaleza e instituições sem fins lucrativos são recebidos como clientes. Sob a orientação de dois professores gestores, os alunos estagiários atuam nas áreas de atendimento, redação, direção de arte, produção gráfica/eletrônica e mídias sociais, ingressando por meio de seleções semestrais, abertas exclusivamente aos alunos de Publicidade matriculados a partir do segundo semestre. Seguindo a tradição do mercado, anualmente é produzido um portfólio temático contendo os trabalhos de maior relevância do período. Em 2018, pensando em uma comunicação voltada para gestão, 31 estagiários foram responsáveis por realizar 57 atendimentos a partir dos mais diferentes problemas de comunicação, dos quais destacam-se os cinco selecionados em nosso portfólio, demonstrando a diversidade de atuação e de clientes atendidos pela agência. No portfólio de tema Viagem ao Centro da Ideia, inspirado nos clássicos de Júlio Verne Viagem ao Centro da Terra (1864), A Ilha Misteriosa (1874), Da Terra à Lua (1877), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), são expostos,de forma lúdica e interativa e em formato de caderno de viagem, os percursos seguidos pelos criativos da Agência para atingir os objetivos de comunicação de cada um dos clientes, como um registro das memórias de um viajante pelo território do Fantástico Arquipélago dos Jobs Extraordinários. Dentre os clientes que compõem o portfólio, encontram-se: IPREDE, instituição voltada para os cuidados da primeira infância, que trazia como principal demanda a necessidade de reorganização de sua comunicação interna e externa; CDPI - Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB Ceará, cuja maior necessidade era dar visibilidade aos direitos da pessoa idosa ao público mais abrangente possível e organizar a própria comunicação visual e produtos de divulgação; Observatório de Segurança Viária - OSV, laboratório formado em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Unifor para dar transparência às estatísticas e ampliar as discussões sobre a segurança no trânsito, atualmente referência nacional na área, para o qual foram criadas a identidade visual e uma campanha de conscientização sobre o consumo responsável de bebidas nas festas de fim de ano; QUÍRON, programa de desenvolvimento da gestão acadêmica, criado pela Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Fortaleza, que necessitava, para seu lançamento, da identidade visual e toda a programação visual envolvida nos processos e cursos e, por último, o VOLT, canal no YouTube, uma demanda interna da própria agência para geração de vídeos como ferramenta de consolidação da imagem institucional da AgênciaNIC.
DESCRIÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS
A AgênciaNIC tem funcionamento semanal de 20 horas, divididas de segunda a sexta, de 14h a 18h. A agência acomoda, em média, de 15 a 20 alunos, selecionados semestralmente exclusivamente entre alunos do curso de Publicidade da Universidade de Fortaleza e matriculados a partir do segundo semestre. Segundo Rafael Sampaio, no livro Propaganda de A a Z (Elsevier, 2013) a AgênciaNIC tem uma formação de médio porte, com os setores divididos entre atendimento/planejamento, criação e produção gráfica/eletrônica. Semanalmente, a Agência realiza uma reunião de pauta para analisar o andamentos dos jobs e dar início a novos trabalhos. Nessa reunião, os alunos de atendimento, responsáveis pelo primeiro contato com os clientes e pela elaboração do briefing, repassam as informações para os gestores e as duplas de criação. Armando Sant’Anna, no livro Propaganda: teoria, técnica e prática (Cengage Learning, 2010) aponta briefing como o documento inicial que contém as informações preliminares que o cliente fornece à agência para orientar a solução do seu problema. As duplas de criação, formadas pelos alunos de redação e direção de arte, através de técnicas criativas, como rede semântica, brainstorm e design thinking, iniciam a elaboração de uma solução de comunicação específica para cada caso, que uma vez aprovada pelos professores gestores, é apresentada aos clientes pelos alunos de atendimento. A partir da aprovação do cliente, as peças partem para a produção e finalização, sendo entregues ao cliente para a veiculação necessária. Ao fim, os atendimentos requerem dele um feedback sobre a eficiência das soluções encontradas, com a finalidade de acompanhar os resultados e procurar aprimorar os processos da Agência. Os professores acompanham todo o processo pessoalmente e pelo Trello, aplicativo usado para organização dos jobs, incentivando sempre o protagonismo dos alunos e atuando em orientações. Acontecem, ainda, reuniões semanais entre os setores para que os próprios estagiários compartilhem e colaborem entre si o andamento dos trabalhos internos, visando a melhor resolução dos mesmos. Outro incentivo ao protagonismo, são as oficinas mensais de formação ministradas pelos próprios estudantes, com o intuito de fortalecer os laços internos e ampliar suas fontes de referências. Buscando na AgênciaNIC a solução de seus problemas de comunicação, o Observatório de Segurança Viária, surgiu com uma demanda para criação de peças para que mostrassem dados reais coletados, usando a oportunidade das festas de fim de ano, quando o índice de acidentes fatais aumenta consideravelmente. Propôs-se uma campanha de conscientização sobre bebida e direção, veiculada nas redes sociais do cliente. O Iprede chegou com problemas de posicionamento, uma vez imagem do instituto ainda estava muito atrelada à desnutrição infantil e sua área de atuação havia se expandido. Desenvolveu-se um planejamento estratégico em parceria com todo o NIC para o reposicionamento da marca, reforçando sua história e a atuação do cliente como instituto de assistência a toda a família e foco na primeira infância. Para o Quíron, programa criado pela Vice-Reitoria de Graduação da Unifor, foram criados naming e identidade visual, marcantes o suficiente para caracterizar a capacitação de gestores. O nome proposto, Quíron, em referência ao mitológico Centauro grego, remete aos conceitos de busca, alcance e liderança. A OAB trouxe a necessidade de informar os direitos garantidos no Estatuto do Idoso, em um material acessível e de referência a ser distribuído em todo o país. A demanda requeria a elaboração de uma cartilha informativa com textos e fotos de fácil compreensão. O Volt, demanda institucional da agência para a produção de um vídeo postado no canal do YouTube em celebração ao Natal, teve como solução unir imagens de um vídeo anterior realizado com antigos estagiários a uma nova narrativa emotiva mostrando também integrantes atuais.
DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO
O portfólio é apresentado como o diário de viagens de um explorador a um arquipélago, apresentado já no início do material, em formato de lâmpada, representando a identidade visual da agência. Composto por 5 ilhas, o Fantástico Arquipélago dos Jobs Extraordinários engloba os 5 clientes destacados no ano de 2018. A ilha central representa o cliente IPREDE. A identidade visual desenvolvida para a ONG foi redesenhada com base em pesquisas de percepção, mantendo a personalidade da versão anterior e o significado dos seus elementos: infância, afeto e amor. O redesign da marca gerou uma identidade forte e harmônica, sendo o ponto de partida das ações previstas no planejamento de reposicionamento da entidade, sob o conceito Faça crescer essa história. A ilha ao Norte é o VOLT. Dentre os vários vídeos produzidos para o canal, destacamos o de Natal produzido para celebrar a data e integrar os estagiários que passaram pela agência em 2017 com os integrantes de 2018. As peças componentes do cenário foram desenvolvidas pelos estagiários de direção de arte e produção gráfica; roteiro e jingle do vídeo foram responsabilidade dos redatores; os estagiários de atendimento responsabilizaram-se pela produção e articulação do material necessário; a edição de áudio e vídeo ficou sob os cuidados do produtor eletrônico. A realização do vídeo contou também com a participação da célula WebTV NIC auxiliando no processo de gravação. O vídeo possibilitou reforçar o posicionamento e o fortalecimento da imagem da AgênciaNIC, sendo também uma vitrine para o mercado. A porção de terra à Nordeste simboliza o Observatório de Segurança Viária. Para a campanha de conscientização sobre beber e dirigir durante as festas de fim de ano foi criada uma série de posts para as redes sociais que empregavam uma abordagem de impacto que além de conscientizar, sensibilizavam o público por meio de comparação visual. O conceito da campanha focou na ideia de que cada um tem o poder de escolha e que os resultados obtidos dependem da decisão tomada. Para demonstrar isto, as peças continham um pergunta e duas opções de escolha: uma imagem relativa ao período comemorativo e a outra referente aos danos da direção sob influência de álcool. As postagens geraram número expressivo de interações nas redes sociais, com algumas atingindo a marca de 8 mil curtidas. A ilha ao Sul caracteriza o QUÍRON. Para a identidade visual proposta para projeto de capacitação de gestores da VREGRAD-Unifor, a fundamentação partiu de uma palavra guia, que gerou um conceito visual de formas estilizadas remetendo ao mito do Centauro e suas imagens ao longo dos tempos. Por meio de estruturas angulares, linhas simples e cores suaves, em um conjunto visual arrojado e imponente, a marca incita às sensações de sofisticação, exclusividade e liderança. A aprovação do projeto foi imediata e a identidade visual colaborou para que o curso se ampliasse, tornando-se um programa de formação permanente na Universidade. Por fim, a ilha a Noroeste representa a OAB. A realização da cartilha da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa - CDPI propôs facilitar a leitura e o entendimento dos textos jurídicos ao público-alvo. A divisão dos tópicos e a diagramação acompanharam o conceito central, tornando a leitura fluida e simples. A criação de uma identidade visual para a CDPI permitiu ainda a diferenciação da mesma dentro do âmbito das outras comissões da OAB. Para adotar uma postura mais amigável, a cartilha contou com elementos visuais e compositivos que facilitaram a leitura e a compreensão dos dados ali apresentados a diferentes públicos. Estes foram apenas alguns dos territórios desbravados pelos exploradores da agência no ano de 2018. Alguns foram catalogados e muitos outros ainda serão descobertos. Mas, como exploradores, nossa ânsia por explorar e aprender não será nunca saciada. Queremos sempre ir mais a fundo ao núcleo da ideia.