ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00893</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniele Silva Lima (Universidade Federal do Maranhão); Lorena Lacerda Lima (Universidade Federal do Maranhão ); Danielle Carolina dos Santos Costa (Universidade Federal do Maranhão ); Wyldiany Oliveira dos Santos (Universidade Federal do Maranhão ); Mariana Guedes Conde Falcão (Universidade Federal do Maranhão )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente Plano de Comunicação tem como cliente o Ufma na Estrada. Criado em 2018, o Ufma na Estrada é um projeto de extensão que visa oferecer cursos de alfabetização midiática para os moradores de cidades do interior do Maranhão. Em uma parceria de professores e alunos voluntários do curso de Comunicação Social - Jornalismo, Campus Imperatriz, são oferecidas oficinas de fotografia, redação, redes sociais, cinema, entre outras opções. Dessa forma, os acadêmicos colocam em prática os aprendizados adquiridos na graduação e repassam para sociedade. Além disso, são produzidos materiais jornalísticos como reportagens, entrevistas, fotografias, documentários, etc., para que assim, diminua o  deserto de notícias dos municípios do interior. O plano foi um trabalho prático para obtenção de nota da disciplina de Laboratório de Assessoria de Comunicação, no segundo semestre de 2018, pela turma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. As autoras do plano faziam parte do projeto e perceberam que o Ufma na Estrada poderia ser um cliente em potencial, pois, inicialmente, notou-se problemas com dois públicos distintos: o interno e o externo. Dessa forma, esses transtornos poderiam ser trabalhados seguindo as filosofias da Comunicação Organizacional Integrada que está atrelada ao Plano de Comunicação. O plano buscou organizar estratégias de comunicação para diagnosticar riscos e oportunidades para o cliente em questão, para que assim, fosse firmada novas parcerias e patrocinadores. Foram desenvolvidos produtos em quatro plataformas: Mídias Digitais, Impresso, Televisão e Rádio, pensados de maneira benéfica para o cliente. Trabalhar com o Ufma na Estrada foi uma experiência desafiante e enriquecedora, pois foram colocadas em prática as experiências advindas do decorrer da graduação, além de criar uma base de assessoria de comunicação que antes era inexistente no projeto, porém, necessária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>