ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00898</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafaela de Melo Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Gabriele Rocha Macêdo Coutinho (Universidade Católica de Pernambuco ); Daniel Thiago Da Silva Santos (Universidade Católica de Pernambuco ); Thelma Lúcia Guerra Álvares (Universidade Católica de Pernambuco ); Rafaela Carine Soares de Lima (Universidade Católica de Pernambuco )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho discorre sobre a criação de cartaz publicitário para a disciplina de Atividade Experimental V. A peça elaborada tem como objetivo divulgar a Lírica no Ar, uma companhia artística experimental que oferece aulas de lira e tecido acrobáticos, concedendo ao aluno a oportunidade de explorar o seu corpo e se expressar por meio dos exercícios aéreos. O cartaz desenvolvido busca associar a prática das atividades citadas com a obra O Nascimento de Vênus, do artista Sandro di Médici, popularmente conhecido como Botticelli, comparando o aluno, ou futuro aluno com um quadro renascentista famoso que retrata beleza e cultura. A disciplina Atividade Experimental V é oferecida no 5º período do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, e seu objetivo é desenvolver, desde o planejamento até a criação, peças práticas baseadas no conhecimento adquirido nas outras disciplinas do mesmo período. Focado em desenvolver todas as etapas de produção, da fotografia até a arte final da peça publicitária, o cartaz vem para solucionar o problema identificado pela equipe: o cidadão do Recife que não se identifica como produtor de cultura e/ou não reconhece a importância da arte local. A partir desta identificação, foi escolhida a Lírica no ar, uma escola local de acrobacia aérea, conhecida por sua forte interação com a cidade do Recife. A vontade de realizar o impossível sempre foi presente no homem. e por isso, o desejo de  voar sempre esteve no seu imaginário. Foi com isso em mente que surgiu a primeira modalidade circense aérea, o trapézio e a partir dele foram desenvolvidos os demais equipamentos da modalidade (ORFEI,A. O Circo Viverá. São Paulo: Ed. Mercuyo, 1996). Pelo interesse em buscar a fantasia e alçar voo, nasceu o Lírica no Ar, uma companhia recifense que oferece aulas das modalidades: lira acrobática - que consiste em uma estrutura metálica suspensa, utilizada como base da performance artística - e tecido acrobático - caracterizado por um longo tecido suspenso, onde os artistas se envolvem nele para realização da performance. Esse serviço é de grande importância, pois contribui para o cenário artístico da cidade do Recife, promovendo o desenvolvimento de uma cultura local, o que reforça a identidade regional de Pernambuco. A instituição realiza eventos abertos de interação acrobática, com foco nos locais históricos como a Ponte de Ferro, no centro do Recife. Além de promover feiras de produtos locais, também realizou uma campanha em parceria com o artista Francisco Brennand, que cedeu o espaço de sua oficina de cerâmica. Foram produzidas fotos artísticas para escola de acrobacia, que conotam essa comunhão do indivíduo com a cultura local. A peça tem como objetivos despertar o interesse e identificar possíveis clientes para a Lírica no Ar, através da associação de uma obra clássica, trazendo a imagem da acrobacia como forma de se auto-descobrir e empoderar. O conceito foi escolhido pelo fato de Recife ser um grande palco cultural, nos mais diversos aspectos, fazendo com que os cidadãos tenham um forte laço com expressões artísticas em suas variadas formas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>