ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00900</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;SARA SILVA DOS SANTOS (FACULDADE ANISIO TEIXEIRA); MAIANE DOS SANTOS PEREIRA (FACULDADE ANISIO TEIXEIRA); MARIA ISABEL MAGNAVITA RIOS (FACULDADE ANISIO TEIXEIRA); DANIELA COSTA RIBEIRO (FACULDADE ANISIO TEIXEIRA); ANTONIO CARLOS BASTOS DE MAGALHÃES (FACULDADE ANISIO TEIXEIRA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A série de fotografias PeB intituladas "Desconstruindo Marias", retrata a ocupação de mulheres em espaços culturalmente masculinos, e faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira -BA, resultado da produção do portal multiplaforma e ebook de mesmo nome, disponível através do link https://desconstruirmarias.wixsite.com/portal. O projeto surgiu e foi defendido em 2018, com o objetivo de visibilizar a ocupação de mulheres em espaços culturalmente masculinos através do papel social do jornalismo e da sensibilidade do fotojornalismo. A discussão da temática é relevante em todos os setores sociais, com intuito de trazer uma obra disruptiva, na qual as personagens são retratadas além dos estereótipos que são associados às mulheres, como a fragilidade e delicadeza, percepções provenientes de uma sociedade construída através de um viés machista e patriarcal. Nas fotografias pudemos evidenciar o quão natural é a ocupação dessas mulheres nesses espaços que são seus por direitos e permitir que essas mulheres tenham suas histórias contadas através de seus olhares, gestos, roupas, enfim, através da leitura que uma fotografia pode passar. O preto e branco é o toque especial para a contagem dessas histórias. A história e vivência dessas mulheres apresenta o empoderamento através de suas ações e conquistas, mostrando que, mesmo no século XXI, como apontam dados e pesquisas, ainda são exceções nos lugares que ocupam e que, ainda, precisam batalhar mais que um homem para conseguir adentrar nesses espaços. É o que aponta o estudo feito em 2018 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no qual a taxa global de participação das mulheres com mais de 15 anos no mercado de trabalho em 2018 ficou em 48,5%, enquanto a do homem a taxa ficou em 75%. "Desconstruindo Marias" problematiza a imagem estereotipada da mulher na sociedade contemporânea, mesmo em um cenário de constantes transformações sociais e desenvolvimento tecnológico. Para tanto, buscou-se responder a pergunta "Por que a mulher ainda é estereotipada em pleno século XXI?", a fim de identificar quais os elementos sociais que interferem na propagação desse olhar limitado e limitante. O grupo, formado por três mulheres, sentiu a necessidade de pautar essa representatividade e também ter a possibilidade de transformar a realidade ainda machista que permeia a sociedade brasileira, impactando mulheres em todas as fases de suas vidas através das plataformas digitais. A escolha do tema se relaciona diretamente com a questão imagética que permeia as primeiras impressões quando essas profissões/locais "socialmente" e culturalmente masculinos são citados, causando estranhamento quando são associados a afazeres realizados por mulheres. Para mostrar a força que a mulher possui e principalmente a quebra de estereótipos, as personagens são mulheres que representam a temática apresentada. São elas: mototaxista, motorista de ônibus, profissional da construção civil, mecânicas, jornalista esportiva, guarda municipal e lutadora de MMA. Uma história sem imagens torna-se um campo aberto para o imaginário. Dentro do jornalismo um de seus objetivos é aproximar o público leitor da realidade, através da noticiabilidade de fatos. Neste contexto, o fotojornalismo apresenta-se como a forma mais próxima da personificação do real. Funciona como complemento do texto ou como a informação em si. Atua como um registro documental. Vários fatores contribuem para a leitura das informações contidas em uma imagem, como repertório do interpretante e questões culturais. A fotografia atua como um signo, apesar de capturar o momento, jamais poderá totalizar o objeto que retrata. Condições que são analisadas através da semiótica pierciana. Apesar dos limites enquanto signo, uma foto é capaz de construir diversas realidades. Ela traz sentimento e temporalidade, levando o observante ao momento do fato. Neste caso, levam as nossas Marias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>