ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00905</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giuliana Rodrigues Nascimento Piancó (Universidade Federal do Maranhão); Gabriel Henrique Ferreira Severino (Universidade Federal do Maranhão); Mariana Fernandes da Silva (Universidade Federal do Maranhão); Mayra Mariana Sousa da Luz (Universidade Federal do Maranhão); Mariana Guedes Conde Falcão (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Música no Hospital é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em novembro de 2015 na cidade de Imperatriz - Maranhão. A iniciativa surgiu quando os idealizadores do projeto, que tocavam para crianças nos hospitais da cidade, observaram que além de levar a música como tratamento, era preciso também olhar para a parte estrutural da saúde pública de Imperatriz. Após tornarem-se uma organização, desenvolveram projetos de cunho social para além dos hospitais, dando continuidade aos trabalhos de musicoterapia e doações para as famílias carentes de crianças em tratamento. Em 2017, após a publicação do vídeo  Vamos Salvar Alguém , feito pelo youtuber Whindersson Nunes, a ONG tomou uma projeção nacional. O objetivo do vídeo, em parceria com o aplicativo PicPay (plataforma online de pagamento), era destinar R$ 10,00 para o usuário que baixasse o aplicativo do PicPay nas lojas de apps. A quantia poderia ser convertida em doação para a ONG Música no Hospital. O vídeo alcançou cerca de 5,5 milhões de visualizações. Em menos de 24 horas o valor arrecadado foi de R$ 350 mil. A ONG utilizou parte do recurso para reforma do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz. Por conta desse crescimento exponencial, tornou-se perceptível, por parte da equipe desenvolvedora do plano, a carência na gestão comunicacional da organização. Como por exemplo: a falta de um critério de busca de empresas com potencial patrocinador; a ínfima relação com a mídia e, consequentemente, o pequeno número de menções aos projetos realizados pela ONG nos veículos de comunicação da cidade; estratégias de divulgação ineficazes e, a má gestão das redes sociais, uma vez que, não era feita por profissionais da comunicação ou que tivessem um conhecimento específico na área. Desse modo, desenvolveu-se um Plano de Comunicação focado principalmente em estruturar uma Assessoria de Imprensa na ONG Música no Hospital. O plano foi desenvolvido a partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Laboratório de Assessoria de Comunicação do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. A disciplina contempla a relação entre as assessorias de imprensa e as assessorias de comunicação integrada considerando um aspecto evolutivo nas propostas de comunicação organizacional. A partir da concepção de Kunsh (2015, p. 61)¹, a comunicação organizacional integrada diz respeito a um conjunto de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, como ferramenta de Gestão Organizacional, com objetivo de agregar valor e consolidar sua imagem junto ao público, da qual faz parte a assessoria de imprensa. A escolha de trabalhar com um projeto social veio da oportunidade que os integrantes do grupo viram de prestar um serviço à comunidade, além de devolver à sociedade os conhecimentos adquiridos com a prática. Logo, a atividade teve como objetivo principal organizar estratégias que serão utilizadas pela assessoria de imprensa na implementação das ações aqui propostas. A estrutura do plano apresenta públicos-alvo, quadro de ações realizadas pela assessoria, diagnóstico de fatores externos e internos, resultados parciais e esperados ao longo da execução do documento. REFERÊNCIAS ¹KUNSCH, Margarida M. Krohling. A comunicação na gestão da sustentabilidade em organizações brasileiras. Revista Mediterránea de Comunicación, [s.l.], v. 6, n. 2, p.32-65, 2015.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>