INSCRIÇÃO: 00909
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Juan de Melo Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); Raíssa Rodrigues Alves (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Nicolas Teixeira Ferreira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); José Cardoso Ferrão Neto (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Muito Tiro, Pouca Aula é um rádio documentário que explora como o conflito armado dentro de favelas e periferias do Rio de Janeiro afeta drasticamente o cotidiano dos estudantes desses espaços. ਀倀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 栀攀最攀洀渀椀挀漀猀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 愀渀最甀氀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 伀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 洀愀猀猀愀 爀攀琀爀愀琀愀洀 甀洀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 樀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀爀洀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 攀⼀漀甀 愀搀攀渀琀爀愀洀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 挀愀甀猀愀洀 渀愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀  倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀Ⰰ 瘀椀甀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀爀 愀琀爀猀 搀攀 瘀攀挀甀氀漀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 最攀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀昀爀漀渀琀漀猀 愀爀洀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀洀 戀愀渀愀氀椀稀愀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀  Embora o cancelamento de aulas por conta dos tiroteios esteja presente nos jornais diários, os jornais comunitários conseguem ter mais precisão sobre o fechamento das escolas. A partir da pesquisa feita por esses veículos de comunicação, foi possível observar com mais precisão como a violência afeta as áreas periféricas. Muitos alunos são atingidos diretamente pela violência durante as aulas, devido a proximidade dos confrontos com a escola. No entanto, também foi utilizado o cruzamento de dados sobre as notícias de operações policiais dos principais veículos do município com os jornais comunitários. ਀   匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 搀漀 刀椀漀Ⰰ 㐀㌀㤀 甀渀椀搀愀搀攀猀 ⠀攀猀挀漀氀愀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 攀 挀爀攀挀栀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⤀ 樀 昀漀爀愀洀 漀戀爀椀最愀搀愀猀 愀 昀攀挀栀愀爀 愀猀 瀀漀爀琀愀猀 愀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 瘀攀稀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀 甀洀 琀漀琀愀氀 攀猀琀椀洀愀搀漀 攀洀 ㄀㔀㜀⸀㤀㈀  愀氀甀渀漀猀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀愀猀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 渀愀猀 娀漀渀愀猀 一漀爀琀攀 攀 伀攀猀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 搀攀 䌀漀猀琀愀 䈀愀爀爀漀猀Ⰰ 䄀挀愀爀椀 攀 䌀椀搀愀搀攀 搀攀 䐀攀甀猀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀渀搀漀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀  洀攀爀挀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀  Diante desses dados, o grupo decidiu que era preciso utilizar o recurso do rádio documentário, aproveitando seu caráter narrativo para poder aprofundar o tema. Além disso, as particularidades do rádio conseguem facilitar a difusão do conteúdo. Segundo Ortriwano (1985), a penetração permite com que o rádio atinja praticamente todas as localidades e, consequentemente, todas as classes: a mobilidade faz com que seus operadores penetrem lugares que outros veículos têm dificuldade de acessar; e a sensorialidade ocasiona com que o rádio mexa com os sentimentos e com a imaginação dos ouvintes.਀ ऀ䄀甀氀愀猀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀椀搀愀猀 瀀漀爀 琀椀爀漀琀攀椀漀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀昀切最椀漀 猀漀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀瀀攀琀攀洀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 稀漀渀愀猀 挀漀渀昀氀愀最爀愀搀愀猀⸀ 䘀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀攀洀愀  渀漀 猀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 ᰀ愠琀爀愀瘀攀猀猀愀爀ᴀ†漀猀 洀甀爀漀猀 搀愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 渀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 攀猀挀漀氀愀爀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀