Dar novas formas às ideias foi o slogan escolhido para a agência experimental Inova Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) ofertada como disciplina semestralmente para o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. A Inova teve, durante 2018, a intenção de atingir um novo público-alvo: os microempreendores da universidade, estabelecendo um novo desafio para os alunos que a cursavam. A fim de mostrar como a Inova deu novas formas às ideias, a proposta é apresentar três trabalhos realizados no referido ano.
A Inova Comunicação é a agência experimental, ofertada como disciplina de Agência Experimental I e II pelo curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação de Comunicação (FIC) - Universidade Federal de Goiás (UFG), que desde 2018 é ministrada pela professora Leticia Segurado Côrtes, com o intuito de dar aos estudantes uma experiência prática de como funciona o mercado e o trabalho dentro de uma agência de publicidade, já que é possível desenvolver campanhas para clientes reais.
Houve uma série de mudanças no funcionamento da agência relacionadas ao seu posicionamento e identidade visual, para que assim fosse possível haver sua estabilização e prospecção de novas contas. Diversos novos clientes entraram em contato para terem seus projetos desenvolvidos e campanhas institucionais foram desenvolvidas. Dentre estes, os trabalhos que apresentamos à Expocom são o redesign da identidade visual da Inova Comunicação, a Campanha Institucional Inova Empodera e a criação da identidade visual do Intercom Regional Centro-Oeste 2019.
Todas as campanhas foram desenvolvidas inteiramente pelos estudantes que cursavam a disciplina no primeiro e segundo semestre de 2018, com equipes compostas com cerca de seis integrantes, com funções especificas de atendimento, planejamento, direção de arte, redação, social media e produção.
Duas das três campanhas que serviram como objeto de estudo, redesign da marca e a Inova Empodera, foram desenvolvidas especificamente para a agência, após observações feitas pelos próprios integrantes na estrutura organizacional da agência, e procuraram suprir as mesmas. A identidade visual do Intercom Regional Centro-Oeste foi solicitada pela professora responsável na Faculdade de Informação e Comunicação tendo como referência as ações desenvolvidas pela agência.
|