ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00932</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;PEDRO HENRIQUE CARVALHO ALENCAR (Universidade de Brasília); Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O documentário Esperança Camelô, surge da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília, realizada por Pedro Henrique Carvalho Alencar orientado pela Dra. Fernanda Martinelli. Realizei entrevistas no Mercado Ver-o-Peso(PA), Feira dos Importados(DF) mas o filme foi gravado quase integralmente na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília. Assim, o camelô brasileiro é estudado em números, imagens e depoimentos dos mesmos, em perspectiva com a difícil realidade do mercado de trabalho e dessa profissão. São retratados trabalhadores mais antigos na profissão, que buscaram e conquistaram dignidade a partir de seu exercício e organizam seus projetos de vida como camelôs, assim como profissionais que exercem esse ofício há pouco tempo e que organizam seus projetos de vida para deixarem de ser camelô. Nesse cenário emergem temas como o desemprego, a pobreza e a repressão policial. São abordadas as novas dinâmicas de consumo, bem como os processos produtivos atuais do capitalismo, que transformam e impactam os personagens. Desenvolvo uma reflexão sobre a visão dos próprios camelôs sobre a pirataria, sobre o trabalho nas ruas, seus significados simbólicos relacionados à divisão de classes sociais e aos espaços urbanísticos em Brasília. Esse trabalho homenageia o emblemático trabalhador brasileiro, conhecido como camelô, que atravessa os tempos desempenhando um trabalho marginalizado. São empreendedores sem oportunidades, sobreviventes do desemprego e bons comunicadores e comerciantes por necessidade. Muitos deles tem orgulho de suas trajetórias de profissão. Sem negar as dificuldades, contam suas percepções sobre a atividade profissional, como construíram suas vidas, conquistaram vontades. Este trabalho pretende problematizar e refletir sobre a seguinte questão: Como o documentário contribui para des(en)cobrir as contradições que estão envolvidas nos estigmas e representações do camelô? Muitos são os significados para esta sentença e o tema do trabalho informal é inesgotável, porém, de forma crítica, escolhi investigar o recorte do problema orientado pelos termos Camelô, Fiscalização e Pirataria. A produção de um vídeo documentário a pesquisa do projeto intencionam fazer vir à tona outro saber sobre os modos de comunicação na rua desses trabalhadores autônomos, seus projetos pessoais, vivências e opiniões sobre questões que tensionam suas práticas, como a fiscalização. Contribuir dessa forma para des(en)cobrir as contradições, colaborar na melhoria e visibilização das condições profissionais, das pautas próprias daqueles que desempenham sua atividade naquele espaço.Condições extremas vividas por muitos dos trabalhadores ambulantes representam em parte um problema severo na história brasileira, marcada pela exploração do trabalho e desigualdades de oportunidades. Neste cenário surgem questões como o desemprego, sistema tributário desigual, mercado de trabalho exploratório, entre outros. A precarização do trabalho é antiga, camuflada nos projetos desenvolvimentistas e transformou o grande projeto Brasília em realidade. Atualmente, Brasília é um símbolo de higienização. A setorização e o planejamento insuficiente revelam seus problemas sociais agudos. O grande objetivo da pesquisa é investigar a relação dos personagens com o trabalho autônomo informal, evidenciando assim dados e informações sobre a profissão, como também uma reflexão crítica sobre o tema. Ao tratar do filme, intencionou produzir um vídeo ideológico e experimental, projetando um olhar sociocultural para o fortalecimento de narrativas contra-hegemônicas. Escolhi o modelo vídeo documental curto em razão da possibilidade de projetar meus esforços de pesquisa e produção para um projeto que será distribuído de forma livre e acessível em conformidade com as dinâmicas da internet.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>