INSCRIÇÃO: 00939
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Victor Reis Mazzei (FAESA Centro Universitário); Aline dos Passos Silva (FAESA Centro Universitário); Drielly Schmor dos Santos (FAESA Centro Universitário)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho tem como ponto central apresentar o processo de criação do projeto “Centro de Vitória: Seu lugar, sua história”, que foi desenvolvido pelos alunos do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário com o propósito de veiculação na mídia revista. Essa tarefa foi elaborada durante uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Redação Publicitária, Direção de Arte, Pesquisa Mercadológica, Marketing Estratégico e Psicologia Social, tendo como objeto de estudo o bairro Centro, local histórico e turístico de Vitória, capital do Espírito Santo. Segundo o briefing da atividade, os alunos, em dupla, deveriam criar um anúncio publicitário cujo texto deveria ser o da variante dionisíaca. O intuito era proporcionar uma valorização de cada bairro definido pelos professores, destacando a importância para formação da identidade dos moradores de Vitória.਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀洀愀爀愀洀ⴀ猀攀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 昀椀挀漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 戀愀椀爀爀漀 䌀攀渀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 氀椀最愀搀愀  挀甀氀琀甀爀愀 攀 愀漀 猀攀甀 愀挀攀爀瘀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ Optamos pela produção de um anúncio publicitário cuja redação apresentasse as características de um texto dionisíaco com o objetivo de divulgar o bairro aos moradores e turistas de uma forma mais emotiva, lúdica e atrativa. Desta forma procuramos explorar as ferramentas que esse tipo de texto proporciona, dentre elas, uma abordagem mais emocional. Esse fator se relaciona ao sentimento que os moradores e frequentadores do Centro têm pela região uma vez quem, por meio da pesquisa, constatamos que o lado afetivo aparece com destaque quando se refere às histórias de vida que foram escritas no Centro de Vitória. ਀伀 䌀攀渀琀爀漀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 琀甀爀猀琀椀挀漀 搀愀 稀漀渀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀 琀攀瘀攀 猀甀愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 挀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀猀 樀攀猀甀琀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀洀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ ᰀ漠 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀  洀愀椀猀 愀渀琀椀最漀 搀漀 焀甀攀 漀猀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 伀甀爀漀 倀爀攀琀漀 ⠀䴀䜀⤀ 攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 ⠀匀倀⤀ᴀ†攀 渀攀氀攀 栀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 焀甀攀 搀愀琀愀洀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀⸀  O bairro possui um Porto, no qual atracam transatlânticos e navios comerciais, o principal teatro do estado, o Teatro Carlos Gomes, museus, a Biblioteca Municipal, uma faculdade de música, igrejas, diversas praças, parques, e um intenso comércio popular. Pode-se afirmar que o Centro é o berço da cultura da capital. É nesta região que nasce o samba capixaba, que concentra quase que todo o acervo histórico e cultural da cidade de Vitória. Foi a partir desse cenário que a tarefa de desenvolver um texto dionisíaco para a mídia revista teve o seu início.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀