INSCRIÇÃO: 00943
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Beatriz Bauer Parmigiani (Universidade Anhembi Morumbi); Jeferson Almeida Nunes (Universidade Anhembi Morumbi); Eliane Fátima Corti Basso (Universidade Anhembi Morumbi)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A obra “Do sonho à luta: Histórias de mulheres e seus filhos com deficiência” é um documentário jornalístico, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso em 2018 na Universidade Anhembi Morumbi pelos estudantes Beatriz Bauer Parmigiani, Dilnara Titara Scapinello, Elaine Da Cruz Mercês, Gabriela Lino Duarte, Jeferson Almeida Nunes, Paloma Cristina Morais Dos Reis e Paulo Cesar Macena Teodoro sob orientação da professora Eliane Fátima Corti Basso. O último censo demográfico realizado no país, em 2010, constatou que existiam cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Tendo em mente que a estimativa é que uma a cada quatro pessoas seja assim, essa proporção, em um número absoluto, hoje, representaria 52 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de anomalia física ou mental. É um número expressivo, por isso a necessidade de conscientizar mais pessoas de que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”, como consta no artigo primeiro da Declaração dos Direitos Humanos (1948). Por isso, o objetivo central foi apresentar histórias de mães com filhos com deficiência, e o poder de superação e adaptação diante dessa realidade. Além de discutir o preconceito sofrido por elas e por seus filhos, e conscientizar a população de que deficiência não é sinônimo de incapacidade, 
aumentando assim a inclusão dessas pessoas na sociedade. Para entender melhor o tema, houve uma busca por literatura sobre mães, filhos, deficiências e também sobre psicologia, abordando o conceito de perfeição, mundo ideal e real, e frustração. A grande temática é mostrar que a deficiência de um filho muda planos, rotinas e mostra à família, principalmente à mãe, que isso a tornará forte, porque ela será capaz de se desdobrar para cuidar e lutar pelas conquistas dele, se dedicando, integralmente a esse ser humano. Tendo em vista que no Brasil ainda há muito preconceito e desinformação a respeito da deficiência, falar sobre este tema se faz necessário para que o cenário mude, uma vez que as pessoas poderão ver o amor presente nessa relação mãe-filho. Por isso, este documentário aborda a difícil luta e desafios de mães e seus filhos com deficiência, mas também trata de amor, felicidade, realização, aceitação, perseverança e coragem.
 
INTRODUÇÃO
 
OBJETIVO