INSCRIÇÃO: 00955
 
CATEGORIA: Publicidade e Propaganda
 
MODALIDADE:Agência Jr. de Publicidade e Propaganda
 
TÍTULO:Startups Sociais – APPs indutores da sociedade
 
AUTORES:Julia Silva Almeida (Universidade Cruzeiro do Sul); Meiriane Fernandes dos Santos (Universidade Cruzeiro do Sul); Fábio Paula Teixeira (Universidade Cruzeiro do Sul); Karoline Alves da Silva (Universidade Cruzeiro do Sul); Jonathas Alves dos Santos (Universidade Cruzeiro do Sul); Bianca de Sousa Neves (Universidade Cruzeiro do Sul); Gabriel Vinicius Rodrigues (Universidade Cruzeiro do Sul); Bruno Rogério Tavares (Universidade Cruzeiro do Sul)
 
 
 
DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
Em 2017, a agência experimental da Universidade Guarulhos “ECOS” retornou às suas atividades após alterações da mantenedora e desde então evolui de maneira crescente seu espaço físico e intelectual para os futuros profissionais da área de comunicação. O enfoque da agência é o desenvolvimento da comunicação em prol do bem-estar da comunidade local. A exemplo disso podemos citar uma das principais atividades desenvolvidas no ano de 2018: a criação de aplicativos, que movem a sociedade diariamente, com conceitos capazes de mudar a forma como enxergarmos o mundo. O portfólio selecionado foi produzido com ideias que aplicadas à sociedade mudam a postura das pessoas em relação a tarefas que anteriormente eram consideradas um problema. Além disso, segundo pesquisas de mercado e por meio de métricas sociais, compreende-se que os aplicativos são de extrema utilidade para o dia a dia de um público especifico e para a sociedade no geral. Em 2017, após a reestruturação da Agência Experimental ECOS, o espaço físico da Universidade de Guarulhos contou com um novo estúdio de rádio e TV e novos equipamentos para serem utilizados na produção. A partir disso, os alunos dos cursos de comunicação começaram a desenvolver atividades voltadas à comunidade local e aos outros cursos, como gastronomia, afim de propiciar um maior contato entre eles dentro da universidade. Desde o retorno das atividades houve uma grande interação com organizações não governamentais, entidades e serviços públicos, o que gerou demandas a uma série de produtos voltados à área de comunicação, como eventos, palestras e também campanhas. É de suma importância destacar o foco da agência no atendimento, tendo em vista que essa é orientada de maneira coesa com o objetivo de construir um bom briefing e de entregar peças de qualidade. A exemplo disso, um dos principais projetos desenvolvidos foi a campanha de lançamento de aplicativos para celular, cuja função é facilitar a vida da sociedade, tendo em vista que se ancora em problemáticas sociais que não são abordadas corriqueiramente, mas que deveriam ser vistas com um toque maior de seriedade. Portanto, os aplicativos se utilizam de três pilares, sendo eles a compaixão, a inclusão e a educação. A Agência Experimental desenvolveu quatro aplicativos capazes de suprirem as necessidades e carências da nossa sociedade atual: Do Bem; MOBHous; My Old Book e Mecena. Oferecer um espaço físico para os alunos não é sinônimo de aprendizado. Por isso, a Agência Experimental da Universidade de Guarulhos acredita que a melhor maneira de aprender sobre comunicação é estar em contato direto com aqueles que necessitam da precisão, e da eficiência de uma ideia, bem planejada e executada, por meio de estratégias e uma análise concreta. Desenvolver uma campanha ou um aplicativo ensina um aprendizado do início e, obrigatoriamente, exercita todos os processos necessários à comunicação, desde o briefing, as áreas de criação e a produção. Estar em contato com os clientes ensina mais do que propaganda, ensina empatia. Em suma, ver a produção final funcionando, aplicada em um outdoor ou nas redes sociais é a ação propulsora para os integrantes da agência buscarem resultados e mais aprendizados. Por isso, com a evolução da agência a cada ano subsequente. O trabalho de comunicação relacionado à criação e ao desenvolvimento institucional de cunho social não é algo novo, porém, nesse momento, entende-se que a universidade tem como papel principal estimular seu crescimento e permitir maior participação da sociedade. O que se espera desse posicionamento é a oferta ao aluno e à sociedade como um todo, de uma experiência e de uma nova visão sobre os conceitos de comunicação, que é sim vender produtos e alavancar identidades de marcas, não é necessário omitir, mas de certo modo, também é prestar o seu papel social e ajudar as pessoas a terem uma melhor experiência de vida.
DESCRIÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS
A Agência Experimental reafirma sua obrigação com a sociedade e informa que suas portas estão abertas à comunidade, deixando clara sua vocação de desenvolver atividades voltadas ao âmbito social e ao desenvolvimento desse. Como dito anteriormente, secretarias, ONGs e entidades assistenciais procuram a ECOS frequentemente para sugerir o desenvolvimento de campanhas de conscientização, ou solicitar a criação de conteúdo de relevância para a utilidade pública. A primeira tarefa a ser realizada é o desenvolvimento do briefing junto ao cliente. Em um dos projetos anteriores, no desenvolvimento de uma campanha contra DST, a Secretaria de Saúde de Guarulhos veio fazer, presencialmente, a exibição do briefing, trazendo as informações e o conteúdo necessário para a criação de uma campanha concisa. Os alunos após debaterem o tema, desenvolveram o planejamento e uma equipe ficou responsável pela área de criação. O cliente recebe uma série de subprodutos de comunicação: pesquisa, análise SWOT, planejamento de ações. O processo é pensado sob a perspectiva do MIX de comunicação. Ou seja, o cliente, tendo posse do planejamento, é capaz de dar continuidade às ações, sobretudo àquelas que não dependam diretamente de criação. O produto que será abordado, por exemplo, foi pensando afim de desenvolver a nossa comunidade atual, por meio de aplicativos que incentivem a educação, a inclusão e a compaixão, sendo facilitadores do cotidiano da população. O briefing foi estruturado e a demanda passada aos alunos. Com a orientação do professor responsável, as áreas de atendimento e de planejamento fizeram a leitura do briefing, pensaram na abordagem, na estratégia e no conceito do aplicativo, qual seria sua função e como seria responsável por mover a sociedade e valorizar os processos culturais. Informaram à criação sobre o que deveria ser feito, e essa foi responsável por dar forma, função e beleza ao conteúdo. O resultado positivo pôde ser antecipadamente notado por meio da empolgação das pessoas ao terem contato com os aplicativos, dizendo o quão importante os aplicativos seriam se todos tivessem acesso a eles.
DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO
O portfólio apresentado em sequência representa a visão social e humana de como a ECOS prepara profissionais para se tornarem comunicadores. A campanha de desenvolvimento dos aplicativos “APPs indutores da sociedade” é símbolo do que foi conquistado desde 2017, após a reformulação e reestruturação da forma como a Universidade se mostra ao mundo por meio da área de comunicação. O ponto inicial do desenvolvimento foi analisar o briefing recebido. Segundo esse, as peças criadas deveriam possuir, uma interface de criação de conta, login, menu principal com as funcionalidades e telas referente aos procedimentos adotados nos aplicativos. Ainda segundo o material, o aplicativo deveria ser único, e não deveria estar disponível no mercado, deveria também apresentar um conceito inovador que fortalecesse e facilitasse os processos sociais. Do Bem, que é um app de caráter completamente institucional que foi desenvolvido para abraçar causas sociais, pois facilita a doação, a troca de produtos, e o apoio voluntario, ele apoia e incentiva os usuários a praticarem ações benéficas para a sociedade, o aplicativo induz o usuário a realizar doações, bem como indica eventos que necessitam do apoio de voluntariados, deixando o processo de altruísmo mais prático e menos burocrático. MOBHaus é um aplicativo desenvolvido pela agência com intuito de facilitar a vida dos portadores de algum tipo de deficiência a encontrarem casas e locais adaptados à sua necessidade, o aplicativo tem a premissa de criar uma negociação saudável, pratica e rápida entre os vendedores de uma casa adaptada e um deficiente que busca uma nova moradia, por exemplo, um deficiente físico que precisa utilizar elevadores internos em sua moradia para acessar os diversos níveis do local. MOBHaus é um aplicativo que inclui as dificuldades de um grupo e a transforma em uma oportunidade de torná-las ações mais práticas. My Old Book é um aplicativo cuja principal função é o desenvolvimento cultural por meio do incentivo da troca de livros e materiais didáticos para o aprendizado, por meio de uma rede social atraente que utiliza o gosto pessoal do usuário e o indica a trocas desses materiais de acordo com seus gostos pessoais, de maneira rápida e segura, o aplicativo My Old Book tem uma função além dessa troca física, é um serviço que busca o câmbio de experiências culturais a fim de desenvolver o crescimento educativo da comunidade. Mecena é um projeto que integra a arte com as redes sociais, um aplicativo voltado para o desenvolvimento artístico, sua principal função é incentivar o gosto da comunidade pelas obras de artes, e essas que foram desenvolvidas por estudantes ou até profissionais. Esses quatro aplicativos foram selecionados como portfólio para a submissão, por conta de seu caráter emotivo em relação ao auxílio social que oferecem. As peças foram desenvolvidas no Photoshop, Illustrator e em outros softwares gráficos. Criar e gerir uma Agência Experimental não é uma tarefa fácil de ser executada. Porém, com um corpo de discentes e docentes únicos como o da UNG que se mantem engajado e dedicado a todo momento, essa atividade se torna menos difícil e extremamente prazerosa e devido a isso foi factível superar as adversidades e construir um papel social relevante. Os aplicativos são grandes impulsores de movimentos sociais e também definidores da rotina da população por meio de suas características. Os aplicativos tiveram a pretensão de auxiliar de maneira direta seu público-alvo, foi muito mais do que criar aplicativos para se tornarem virais. Acompanhar o compartilhamento das postagens e os resultados com base nas interações do público com as peças e na repercussão espontânea que os aplicativos agregaram à comunidade. Desenvolver um aplicativo grande e de cunho social, vê-lo veiculado às redes, e suas funcionalidades sendo comentadas pelo público, nos faz perceber que, além do aprendizado acadêmico, algo produzido dentro da sala de aula pode impactar a vida das pessoas.