INSCRIÇÃO: 00973
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Thalia Aparecida Gonçalves (Universidade Federal de Ouro Preto); Tamires Ferreira Coêlho (Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade Federal de Ouro Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
“O tropeiro que tinha medo de ser esquecido” é um perfil jornalístico escrito para o livro “Mãos que contam histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses”, desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O produto é um livro de perfis de cinco artesãos de Cachoeira do Brumado: Cassiana Ferreira Nunes, pioneira na arte de tecer os tapetes de sisal; Artur Pereira, que iniciou a produção das esculturas em madeira no distrito e renomado artista popular; Adão de Lourdes, escultor de madeira e discípulo de Artur Pereira; Geraldo José Teixeira, o produtor de panelas de pedra-sabão mais idoso ainda em atividade na comunidade; e Mário Ramos Eleutério, artesão, ex-tropeiro cachoeirense e personagem do perfil selecionado neste trabalho.਀ऀ䌀愀挀栀漀攀椀爀愀 搀漀 䈀爀甀洀愀搀漀  甀洀 搀椀猀琀爀椀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀爀椀愀渀愀 ⴀ 䴀䜀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 愀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀㜀 欀洀 搀攀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 猀攀搀攀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀愀 焀甀攀搀愀 搀✀最甀愀 焀甀攀 渀漀洀攀椀愀 漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀 搀椀猀琀爀椀琀漀  琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 攀洀 瀀攀搀爀愀 ⴀ 猀愀戀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 瀀愀渀攀氀愀猀Ⰰ 愀猀 攀猀挀甀氀琀甀爀愀猀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 攀 漀猀 琀愀瀀攀琀攀猀 搀攀 猀椀猀愀氀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 栀 洀甀椀琀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 搀椀猀琀爀椀琀漀Ⰰ 猀甀愀猀 琀爀愀搀椀攀猀 漀甀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀  Além disso, essas memórias são narradas, majoritariamente, de forma oral. Portanto, correm o risco de se perder, já que as pessoas que detêm desses conhecimentos, especialmente, as mais idosas, poderão vir a falecer. Ainda, é preciso enfatizar que a motivação da autora em escolher o distrito como “cenário” para essas histórias e o artesanato como gancho, é porque a autora é cachoeirense e tem uma relação próxima com a produção artesanal. ਀ऀ䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀  洀攀洀爀椀愀 氀漀挀愀氀 攀  瀀爀琀椀挀愀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀猀猀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ A escolha do perfil como formato textual para retratar essas histórias é justificada uma vez que Maurice Halbwachs, em seu livro “A memória coletiva” (Centauros, 2006), afirma que mesmo as nossas memórias individuais são também coletivas. Segundo o autor, isso acontece porque jamais estamos sozinhos e também ao contarmos sobre essas experiências e lembranças para outras pessoas, elas passam a ser da esfera do coletivo. ਀ऀ匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 洀攀猀洀漀 漀 瀀攀爀昀椀氀 猀攀渀搀漀 昀漀挀愀搀漀 攀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 猀甀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 倀愀爀愀 䄀洀愀渀搀愀 吀攀渀爀椀漀 倀漀渀琀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䄠 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀 渀漀 爀攀氀愀琀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀ᴀ†⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ 㐀 㘀⤀Ⰰ 椀猀猀漀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ ᰀ愠琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀猀 爀攀琀爀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀甀洀 戀漀洀 爀攀瘀攀氀愀搀漀爀 搀漀 攀猀琀椀氀漀 搀愀 瀀漀挀愀 攀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 攀氀愀戀漀爀愀洀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀ᴀ⸠ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 攀砀攀爀挀攀爀椀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 猀漀 渀愀爀爀愀搀漀猀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 琀攀砀琀漀⸀  O perfil “O tropeiro que tinha medo de ser esquecido”, mais especificamente, aborda a narrativa do artesão e ex-tropeiro Mário Ramos Eleutério. O cachoeirense teve uma atuação muito marcante no distrito por ter desempenhado diversas funções como ter sido tropeiro, ter feito panelas de pedra-sabão, ter sido comerciante, seleiro, açougueiro, padeiro, sapateiro, vendedor e vereador da cidade de Mariana-MG por três mandatos. ਀ऀ伀 琀攀砀琀漀 戀甀猀挀漀甀 愀戀漀爀搀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 瀀漀琀椀挀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䴀爀椀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 愀猀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀Ⰰ 焀甀攀  漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 愀 猀甀愀 瘀椀搀愀 渀愀猀 琀爀漀瀀愀猀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀渀攀氀愀猀 搀攀 瀀攀搀爀愀ⴀ猀愀戀漀⸀ 倀漀爀 䴀爀椀漀 琀攀爀 昀愀氀攀挀椀搀漀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀攀 洀攀 昀漀椀 渀愀爀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 搀愀猀 洀椀渀栀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀