ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00978</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jainara Magalhães Borges Coelho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Hariadnna Lacerda Martins (Universidade Federal do Maranhão); Luany de Oliveira Pestana (Universidade Federal do Maranhão); Éllida Neiva Guedes (Universidade Federal do Maranhão); Jean Claudio Bouéres Pereira (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É notório que os movimentos sociais vêm crescendo e ganhando novas causas; grupos quase que diariamente, e consequentemente, a demanda por espaço na mídia, a mobilização das pessoas e a busca por relacionamentos e engajamento aumentam consideravelmente. À vista disso, o profissional de Relações Públicas consegue desenvolver seu trabalho na comunicação comunitária pautado na criação de estratégias comunicacionais, no gerenciamento de relacionamentos, na integração e administração dos fluxos de informação e entre outras tantas atividades desenvolvidas pelas relações públicas, para com seu público  a comunidade. Tendo em vista que [...] inserida na conjuntura socioeconômica, política e cultural, ou seja, àquela comunicação de  resistência às condições concretas de existência, ligada aos movimentos e organizações populares de setores das classes subalternas, vinculadas a lutas pela melhoria das condições de existência, numa palavra, em defesa da vida (PERUZZO, 1995, p. 30). Portanto, a prática de relações públicas no cenário da comunicação comunitária consiste em um trabalho conjunto, uma vez que o profissional faz uso das técnicas e teorias cabíveis para a comunidade, e a comunidade traz a vivência e conhecimento das deficiências daquela realidade como instrumento para se construir um trabalho adequado àquela condição. Em outras palavras, e de maneira direta, pode-se dizer que relações públicas comunitárias se desenvolve através de profissionais que se integram nos grupos e trabalham diretamente com a comunidade, em função dela e dentro dela, uma espécie de ação coletiva, já que os indivíduos pertencentes à ela, agora são atores sociais e participam ativamente no planejamento e execução das ações. Nessa perspectiva, o Batucando a Esperança foi escolhido como objeto de estudo, dado que oferta o ensino de música as crianças  em situação de vulnerabilidade social  do bairro da Vila Palmeira, bem como viabilizar algumas ações sociais para a comunidade. Assim, o projeto de assessoria de comunicação comunitária, aqui desenvolvido, objetivou engajar mais a comunidade da Vila Palmeira ao Projeto Batucando a Esperança, tendo em vista os entraves encontrados na relação Projeto-Comunidade, levando em consideração, principalmente, a incompatibilidade entre os impactos positivos que o Batucando a Esperança causa na vida dos seus participantes e a falta de conhecimento da própria comunidade acerca da existência do Projeto, bem como as consequências benéficas dele. Dessa forma, foram sugeridas atividades mobilizadoras e aproximativas, com o intuito de contribuir para a concepção de cidadania daquela população, promover maior visibilidade ao projeto e auxiliar as crianças e a comunidade em geral na construção de seu protagonismo através dos processos de relações públicas comunitárias, mediante as demandas da comunidade local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>