ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00983</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luis Gustavo Campos Muniz da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda); Larissa Almeida de Paula (Centro Universitário de Volta Redonda); Stella Arantes Aragão (Centro Universitário de Volta Redonda); Juliana Maria Meira Martins (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estudar e entender a realidade sociopolítica e cultural de determinado lugar se mostra como tarefa hercúlea, mas também se faz essencial para compreender o outro, sua cultura e suas tradições, especialmente quando a formação social do lugar, marcada pelo processo de miscigenação, demanda essa compreensão. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um blogue como canal de comunicação, para abordar temas voltados às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, a fim de disseminar e compartilhar conhecimentos, realidades e culturas que refletem e, de certa forma, justificam algumas passagens históricas do Brasil. Para a elaboração do mesmo, nos apropriamos de orientações dirigidas pela professora Stella Arantes Aragão na disciplina  Realidade Sociopolítica e Cultural Brasileira no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Os procedimentos deste trabalho também contaram com o auxílio de nosso colega de classe, Otavio Henrique Rodrigues Meloni, que além de discente do curso de Publicidade e Propaganda, dedica sua carreira aos estudos de Literaturas Africanas tanto na sua primeira graduação em Letras, como em seu Mestrado e Doutorado. Com o avanço da tecnologia, seus canais comunicativos tornaram-se importantes ferramentas para divulgar e compartilhar conhecimentos, ampliando, assim, as possibilidades de relação e seus meios de conhecer o mundo. Carolina R. Paz (2003) afirma que não se pode negar a influência que os recursos tecnológicos exercem sobre sociedades e culturas mas, longe de crer no alcance explicativo da noção de  impacto tecnológico , o determinismo subentendido nesta expressão é que deve ser negado. Assim, considera-se que na relação cultura-sociedade-tecnologia há uma interpenetração de influências, e que esse terceiro componente  a tecnologia  ora pode influenciar, ora está subordinada à sociedade e à cultura onde aparece e se difunde. Essa dicotomia presente no uso da internet faz com que ela atue sob influência e subordinação de hábitos e costumes que formam socialmente uma coletividade. A fusão de ideias e questionamentos foi fundamentada pela insuficiência, na sociedade brasileira, de determinados conhecimentos voltados à nossa própria realidade sociocultural, que é tão próxima e mesmo assim se reflete como tão distante. Foi partindo desse ponto que criamos o blogue Conselho de Classe. A atuação do blogue serve como um condutor de comunicação que possibilita edição e atualização instantânea de conteúdos, sem que o usuário necessite dominar certas linguagens e códigos. É um espaço destinado a jovens alunos que buscam auxílio para seus trabalhos, a professores que exploram novas ideias para desenvolver suas aulas e projetos, a licenciados em Letras, e aos amantes de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. Além de atuar de modo a promover e despertar o interesse de reeducar-se mediante a situação sociocultural nos dias de hoje, o blogue tem como principal objetivo, compartilhar conhecimentos ligados às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa por meio de uma linguagem didática, que não privilegie somente as tecnicidades da escrita, para se tornar mais acessível e palatável a um maior número de pessoas. Para atingir este objetivo, optou-se pela criação dessa ferramenta de grande potencial dentro da era digital, como condutor de comunicação capaz de disseminar tais conhecimentos, de maneira lúdica, eficiente, informal e moderna, dando abertura para a interação entre emissor e receptor. Por essa abordagem, buscamos construir uma linguagem visual que ajudasse a otimizar a linguagem verbal, tornando a mensagem mais palatável aos diversos públicos, acima definido como estudantes de Letras e professores de Literatura que se interessam pelo tema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>