ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01010</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Pedro Dedê de Abreu (Universidade Federal do Ceará); Thayanne Simão de Lima Matos (Universidade Federal do Ceará); Mailca Marques Nascimento dos Santos (Universidade Federal do Ceará); Isabela Gomes Alcântara (Universidade Federal do Ceará); Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cliente optado para compor o anúncio foi a Livraria Benfica, localizada no Shopping Benfica, no bairro Benfica, em Fortaleza - CE. O bairro boémio é conhecido na cidade como um local altamente frequentado por universitários e jovens, além de possuir muitos eventos culturais, como exposições, peças teatrais, shows e performances artísticas em geral. Alguns sebos e livrarias compõem o bairro, mas o principal ponto de encontro das pessoas é o shopping. A livraria surgiu em 2014 após o fechamento de outra livraria, chamada  Smile . A marca Benfica, observando a existência de um público predisposto a continuar frequentando o local, assumiu o espaço dando continuidade ao serviço prestado antes. O problema identificado a ser trabalhado na campanha que deu origem ao anúncio, foi a crise do mercado literário, por conta de recentes pesquisas e acontecimentos que comprovam a diminuição da frequência e compras nestes ambientes. O Shopping Benfica, por outro lado, deseja promover a própria livraria. Assim, por virtude pode atrair o público fiel do shopping para frequentar o espaço com mais assiduidade. Com base num briefing completo desenvolvido pela equipe, foi confeccionado um anúncio para a livraria, que teve como base o contexto do público-alvo e sua relação com o shopping e a Livraria Benfica. Assim, avaliamos a comunicação da livraria e constatamos que é composta basicamente através das redes sociais, Facebook e Instagram. Procurando trazer outros públicos, construímos uma peça impressa, onde busca expandir a comunicação do cliente. As campanhas anteriores sempre seguiram uma estratégia de expor simplesmente o produto e, em caso de eventos, somente divulgá-os causando uma necessidade de se pensar em uma campanha institucional que aumentasse a notoriedade do ambiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>