INSCRIÇÃO: 01012
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Fernanda dos Santos (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Santos Sandes Bastista (Universidade Federal de Sergipe); Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Imperatriz Ribeiro Nery (Universidade Federal de Sergipe); Vitor Curvelo Fontes Belém (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
1.O “Repórter Contexto” é um telejornal Laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O projeto de periodicidade condicionada à disciplina Produção do Jornalismo Audiovisual, trata-se do início de um produto que tem como intuito estimular as produções, de forma imersiva na rotina de telejornal.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 愀瀀漀猀琀愀爀 渀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀攀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ O telejornalismo é um gênero jornalístico que comporta as informações de interesse público veiculadas através do suporte midiático, a televisão. Como característica essa mídia possui a imagens cinemáticas e sons capazes trazem aos telespectadores formas, elementos e expressões que são essenciais na produção de telejornal. Em 1950, a tevê chega ao Brasil através do Jornalista e Empresário Assis Chateaubriand, que leva a mídia a se consolidar devido a sua potencialidade midiática, pois “ela dita a norma, impõe sua ordem e obriga outros meios a segui-la” (Ramonet 1999, p. 10).਀䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㤀 Ⰰ 猀甀爀最攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 愀戀爀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 渀漀瘀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 渀漀琀挀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 眀攀戀 猀攀 昀甀渀搀攀洀Ⰰ 攀 猀甀愀 渀漀琀瘀攀氀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀  De acordo com Mattos (2010, p.173) essa convergência feita entre a tevê e a Internet modificou a vida das pessoas a partir da primeira década do terceiro milênio trazendo à tona uma fase da portabilidade, mobilidade e interatividade, iniciada a partir de 2010 ocasionando uma mudança estrutural nas redações. É então, nesse ambiente que, inovadoras linguagens nascem para as novas mídias e influencia na maneira de entender a notícia que além de sofre modificações, utilizam–se plataformas como o Youtube e passam a ser mecanismo para expressões de opinião. ਀䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 爀攀猀甀氀琀愀 渀甀洀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 瘀椀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 渀漀 搀椀猀瀀攀 搀攀 攀洀椀猀猀漀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 攀 攀砀琀攀爀渀漀 攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ A migração do telejornal para internet é chamada para Renault (2014, p. 20) webtelejornalismo é um conjunto de conhecimentos, práticas e rotinas que tem como finalidade a produção e exibição do webtelejornal que é entendido como um desdobramento do telejornalismo no ciberespaço. Nesse sentido, o projeto pedagógico na área de comunicação, “Repórter Contexto” girou-se em torno desses três pilares: televisão, internet, webtelejornalismo e da premissa de que o Jornalismo precisa mudar e reinventar-se a partir do ensino da prática Jornalística. Um dos motivos para realização desse processo acadêmico é justamente ser uma tentativa de construir um jornalismo mais crítico, contextualizado e marcado pela diversidade. ਀吀攀渀搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀愀洀瀀漀 攀洀瀀爀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 猀甀愀猀 戀愀猀攀猀 ᐀†愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 ᐀†攀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 琀爀愀愀搀愀猀 洀攀琀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 攀搀椀攀猀 昀漀猀猀攀洀 愀漀 愀爀㨀 1) Elaborar um produto jornalístico audiovisual, constituindo uma redação experimental para a produção de telejornais;਀       ㈀⤀ 䌀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀挀爀椀瀀琀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 3) Reforçar, a partir do “Repórter Contexto”, a importância do ensino jornalístico no âmbito teórico, prático, e principalmente, inovador.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀