ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01022</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Francisco Júnior de Andrade Pinto (Universidade de Vila Velha); Pedro Degobbi Corrêa (Universidade Vila Velha - UVV); Hugo Chaves Torezani (Universidade Vila Velha - UVV)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Lendas e Batalhas é um cardgame educacional produzido pelos alunos da Universidade Vila Velha para o InovaWeek, evento de inovação promovido pela universidade que engloba todas as áreas do conhecimento, onde os estudantes de graduação apresentam projetos e equipamentos desenvolvidos por eles. O cardgame foi criado e produzido por um grupo de 8 alunos, 5 pertencentes ao curso de Publicidade e Propaganda, dois do curso de Design de Produto e um aluno de Arquitetura e Urbanismo. O Trabalho foi produzido ao longo do ano de 2018 e o protótipo do jogo apresentado durante o evento que aconteceu de 18 a 21 de setembro. Lendas e Batalhas se inspirou em outros jogos do mesmo gênero como HearthStone, Magic e Yu-Gi-Oh, onde dois jogadores se enfrentam, cada um com seu deck de cartas, normalmente repletas de guerreiros, monstros e magias. Para representar os personagens das cartas o grupo optou por escolher figuras históricas e folclóricas brasileiras, por suprirem o papel como seres fantásticos e poderosos. Um requisito para a apresentação do InovaWeek é justamente o foco em inovação, o Lendas e Batalhas foi criado com o objetivo de ser um cardgame educativo situado no Brasil, capaz de entreter um público infanto-juvenil e introduzir personagens folclóricos e figuras históricas importantes. Como afirma Joceline Mausolff Grübel e Marta Rosecler Bez no artigo Jogos Educativos (2006) "Os jogos educativos [...] são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Vendo os jogos educativos como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes". O deck criado inicialmente para o jogo contava com 30 cartas, 22 históricas e 8 folclóricas, as cartas históricas tendo a função de criaturas no jogo, ou seja, são cartas que após jogadas permanecem em campo até serem descartadas, podem realizar ataques e defesas para o jogador. As cartas folclóricas funcionam como cartas de efeitos especiais, só podem ser usadas uma vez e são descartadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>