ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01063</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pollyana Maria Cuel da Silva (Faculdades Integradas do Espírito Santo); Maria Zanete Dadalto (Centro Universitário FAESA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Drag Queen  muito além da diversão é um trabalho de jornalismo-fotográfico realizado para o trabalho final da disciplina Fotojornalismo II, orientado pela professora especialista Zanete Dadalto, em 2018/1. É importante ressaltar que antes de qualquer conceito, segundo os personagens deste trabalho, ser drag queen é uma forma no qual as pessoas lutam por uma ideologia. Este trabalho conta visualmente a transformação de Caic Goulart Pissineli e Marlon Corrêa dos Santos Andrade, ambos estudantes de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Faesa, 22 anos, em drag queens. Caic se monta desde 2015, e sua drag se chama Brisa Pussynail. Já a drag de Marlon existe desde 2016 e é chamada de La Tirza, um nome latino cheio de referências do mundo pop. Para este trabalho, ambos trabalharam como DJ s na boate Fluente, localizada no bairro Jardim da Penha, em Vitória. O objetivo do ensaio fotográfico foi mostrar que, apesar do preconceito atrelado pela sociedade, as drag queens possuem um espaço no mercado de trabalho no Espírito Santo, evidenciando a sua importância para determinados grupos. Ademais, ressaltar que ser uma drag vai muito além do que apenas se montar por beleza e alegria, é uma alternativa profissional, um modo de possuírem renda ou um extra - que é o caso dos personagens do ensaio. Em sua maioria, as performistas trabalham como DJ s e performer em boates e bares noturnos. No caso de Caic e Marlon, ambos trabalham como drags nas boates em Vitória, Espírito Santo. O ato do homem vestir-se de mulher não é recente. Segundo Igor Almanjas, no Artigo Drag Queen: um percurso histórico pela arte dos atores transformistas  desde a Grécia clássica até os dias atuais, homens personificam a imagem feminina em diferentes aspectos, da maneira mais realista ao total estilizamento da forma . Segundo o site que retrata a cultura japonesa,  Vida de Tsuge (http://vidadetsuge.com.br/), o ato de vestir-se como mulher de forma exagerada surgiu em 1629 com o teatro japonês, Kabuki. Fundado por uma mulher em 1603, o Kabuki falava sobre o cotidiano de forma cômica e possuía danças sensuais, e isso, associada à prática à prostituição. Em 1629 as mulheres foram proibidas de se apresentar no teatro, o que fez os homens interpretarem os papéis femininos, quebrando os tabus e estereótipos da época. Os tempos mudaram, e a arte de se montar como drag queen, adotada pela comunidade LGBT, se tornou uma forma de trabalho. A imagem fotográfica neste trabalho foi utilizada como forma de comunicação e serviu para documentar, captar as expressões e momentos únicos que não se repetem. Por meio dela, foi possível mostrar de forma cronológica, a montagem das drags, registrando o antes e depois. Cada fotografia revela um momento particular, os detalhes, a delicadeza e o cuidado com a montagem da personagem. Depois, já na boate, o intuito é mostrar a seriedade e determinação no ambiente de trabalho. O processo de produção desde a maquiagem, a escolha da roupa, foi feito na casa de Caic (Brisa), em Vitória. A duração da montagem foi de aproximadamente cinco horas. Em seguida, a boate Fluente, em Vitória, foi cenário do trabalho de DJ realizado por Caic e Marlon. As imagens capturadas selecionadas foram editadas criando uma narrativa visual composta de doze fotografias que, associada às legendas, resultaram no presente ensaio fotojornalístico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>