INSCRIÇÃO: 01072
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Beatriz Lima de Carvalho (Universidade Federal do Ceará); Alexandre Valério Ferreira (Universidade Federal do Ceará); Ana Carolina Vieira Mesquita (Universidade Federal do Ceará); Grasielly Sousa de Araújo (Universidade Federal do Ceará); Isabela Santana de Oliveira (Universidade Federal do Ceará); Sâmia do Nascimento Martins (Universidade Federal do Ceará); Suzana de Oliveira Mesquita (Universidade Federal do Ceará); Lorena Fonseca Marcello (Universidade Federal do Ceará); Gabriela Ramos Souza (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O jornal Impressões é um produto desenvolvido pelos estudantes do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Jornal Laboratório. Em cada período acadêmico, os estudantes escolhem uma temática para o material jornalístico, sendo desenvolvidas três edições. Em edições anteriores, o Impressões já abordou assuntos como mulheres (gênero), economia e gastronomia. No período de 2018.1, o tema elencado para a edição foi a arte, escolhido pela equipe de alunos e orientação.਀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 唀䘀䌀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀㄀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 ㈀㌀ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 爀攀最甀氀愀爀洀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀 䄀爀琀攀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀爀琀椀挀愀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 爀攀搀愀漀 攀 攀搀椀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 洀甀渀椀爀 漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 搀攀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀瀀愀爀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 戀甀猀挀愀瘀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 愀氀甀渀漀 甀洀愀 瘀椀猀漀 琀攀爀椀挀愀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 渀攀猀琀攀 猀甀瀀漀爀琀攀㬀 猀椀洀甀氀愀渀搀漀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 琀瀀椀挀愀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 攀 攀砀攀爀挀椀琀愀渀搀漀 愀 爀攀瘀椀猀漀 琀攀砀琀甀愀氀⸀  Elementos característicos do meio impresso foram utilizados para compor o produto, tais como o uso de textos, imagens, infografia, ilustração e diagramação. Buscou-se também mesclar os gêneros textuais, como a entrevista, fotorreportagem, crônica, resenha, mas trabalhando principalmente com o gênero reportagem, que pode ser entendida como um relato mais extenso, abrangente e contextualizado (NOBLAT, 2002).਀䄀渀琀攀猀 焀甀攀 愀 攀搀椀漀 昀漀猀猀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 最愀渀栀愀猀猀攀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⴀ 挀漀洀漀 昀漀琀最爀愀昀漀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀 ⴀ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀渀搀漀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀愀猀 昀漀椀 愀 搀漀 攀搀椀琀漀爀 攀砀攀挀甀琀椀瘀漀 搀漀 渀切挀氀攀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 伀 倀漀瘀漀Ⰰ 䜀椀氀 䐀椀挀攀氀氀椀Ⰰ 最愀渀栀愀搀漀爀 搀攀 挀椀渀挀漀 瀀爀洀椀漀猀 䔀猀猀漀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 䌀爀椀愀漀 䜀爀昀椀挀愀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀⸀  Dessa forma, a prática desempenhada no laboratório visa somar com o conhecimento teórico e colocar à prova o que foi aprendido dentro de sala de aula durante os sete semestres anteriores. Como destaca José Marques de Melo sobre a importância da prática laboratorial: ਀一漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀攀爀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 瀀攀爀椀搀椀挀愀Ⰰ 愀搀焀甀椀爀椀渀搀漀 甀洀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 椀渀琀攀最爀愀氀Ⰰ 渀漀 氀椀洀椀琀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀  猀愀氀愀ⴀ搀攀ⴀ爀攀搀愀漀⸀ 䔀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 猀攀爀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀氀椀渀攀愀爀 椀渀挀氀椀渀愀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀甀猀挀椀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀漀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀漀 瘀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀⸀ 吀攀爀漀 甀洀 爀最漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 愀琀攀渀搀攀爀 愀漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀  焀甀愀氀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀⸀ ⠀䴀䔀䰀伀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀ⴀ㄀㐀⤀ Como previamente dito, o desafio desta edição é falar sobre arte. Fazer escolhas sobre o tema não foi fácil, por se tratar de algo com significado tão abrangente e multifacetado. Buscamos trazer histórias singulares, cruzando o conhecido com o que foge do conceito comum de arte e se aventurar, desde a identidade visual até o modo de contar o que ouvimos e por onde passamos.਀一漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀愀 琀爀愀搀甀漀 切渀椀挀愀 攀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀  愀 愀爀琀攀⸀ 伀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀  挀漀洀漀 ⴀ 攀洀 猀攀甀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 ⴀ 攀氀愀 瀀漀搀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀㨀 挀漀洀漀 愀氀最漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 愀戀猀琀爀愀琀漀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 琀愀渀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 愀氀最漀 猀椀渀最甀氀愀爀㬀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀愀稀攀爀 攀猀琀琀椀挀漀 挀愀爀爀攀最愀 挀漀渀猀椀最漀 琀愀渀琀愀猀 攀洀漀攀猀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀 攀 琀漀爀渀愀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 猀攀渀猀瘀攀椀猀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀