ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01078</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Nogueira Medeiros (Universidade de Fortaleza); Jammya Evven Leite De Figueiredo Gonçalves (Universidade de Fortaleza); Jari Vieira Silva (Universidade de Fortaleza); Juliano Monteiro Farias Prado Almada (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho fez parte das atividades da disciplina de Fotografia Publicitária do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da UNIFOR no semestre 2018.1. A proposta era produzir fotografias que sensibilizassem o público da Universidade acerca da causa de animais em situação de rua através de uma campanha sem fins lucrativos realizada juntamente com o Abrigo São Lázaro, a ONG resgata e trata cães e gatos, para então disponibilizá-los para a adoção.<br>A ONG São Lázaro foi fundada em 1993 por Rosani Dantas, que abriu sua casa para os animais e até hoje se dedica integralmente a eles. A manutenção do Abrigo se dá em sua maioria através de recursos provenientes de doações. Apesar de não terem estruturas físicas e financeiras para receberem animais, eles continuam a acolhê-los, visto que os abandonos não cessam: toda semana são largados animais na calçada do Abrigo. As causas são as mais diversas e transparecem a insensibilidade e o descaso com que eles são tratados por grande parte da população. Em Fortaleza, essa demanda também não é atendida, restando como escolha contornar a insuficiência do poder público, levando o São Lázaro a uma inevitável superlotação, resistindo apenas com doações e boa vontade. Assim como elucidam os autores, além do sofrimento vivido por estes seres, esse descaso torna-se também uma questão da ordem da saúde pública e continua a ferir os direitos animais e afetar a sociedade, que segue influenciada pelo mercado de animais de estimação e carente de reflexões acerca da importância da adoção, bem como da castração. <br>A solução proposta pelo grupo implicou a captura de imagens para comunicar ao público essas necessidades. No ato fotográfico, mais do que produzir fotografias, pretende-se alcançar a construção de uma imagem que, por sua vez, parte de um enredo específico. A narrativa em questão se desdobra sobre a causa animal e suas demandas na sociedade. Além de analisar os aspectos que dizem respeito à questão dos maus tratos e abandono sofridos pelos animais acolhidos pela ONG, serão pautados também elementos técnicos da fotografia e como estes foram utilizados no momento das fotos utilizadas pela campanha.<br>O Abrigo São Lázaro conta, em média, com 800 animais resgatados. São necessárias, no mínimo, duas toneladas de ração para alimentá-los durante uma semana, sendo uma refeição diária para cada animal. É também de profunda urgência doações de medicamentos para os que chegam enfermos ao Lar, além de melhorias na estrutura e auxílio para quitar dívidas da empresa de abastecimento de água, que, por vezes, atrasam. <br>Percebeu-se então a necessidade de reforçar não apenas a precisão urgente de doações, mas a importância da adoção e de uma percepção digna sobre os bichos Sem Raça Definida (SRD), que precisam de amparo e carinho. Tornou-se como meta a atenuação do problema da capacidade habitacional, uma melhor organização do ambiente e da situação financeira da ONG. Para isto, colocou-se como objetivo incentivar a prática da adoção por parte da população da UNIFOR, que conta com mais de 30 mil alunos, utilizando-se do recurso fotográfico juntamente com a publicidade para retratar o contexto em que estão vivendo os animais do Abrigo. O aparato publicitário tem intrinsecamente a capacidade de propagação e, aliados a uma causa social, potencializam seu alcance.<br>A fotografia permite ao observador uma maior proximidade com o objeto retratado, possibilitando reflexões e propondo mudanças ao meio social e à individualidade do ser humano.<br>Projetou-se também, como objetivo específico, a elucidação quanto a importância das doações que são destinadas ao tratamento de animais doentes e manutenção da estrutura do ambiente, bem como das atividades voluntárias que envolvem a rotina operante em um abrigo. Além de frisar a necessidade de políticas que garantam os direitos animais e ressaltar a negligência da efetivação dessas medidas na cidade de Fortaleza.<br><br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>