ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01112</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Dennis Costa Andrade Filho (Universidade de Fortaleza); Pedro Nuto Rossman (Universidade de Fortaleza); Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este presente artigo tem com objetivo estudar as relações entre o pensamento criativo e o trabalho em equipe presentes no jogo de interpretação de papéis, mais conhecido como RPG. Inspirado em um processo transmidiático do subgênero da ficção científica, Cyberpunk, o trabalho se projetou em um aplicativo que visa a desburaticação dos métodos tradicionais deste jogo através da gamificação digital, assim trazendo a ferramenta para mais perto de novos jogadores, desafogando seu potencial educacional. O projeto CyberApp foi idealizado pelos alunos do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza em seu 5º período, durante o primeiro semestre de 2018. Veio a existir como requisito para conclusão da disciplina de Comunicação e Novas Tecnologias, que teve papel fundamental na jornada, embasando toda a criação do produto com discussões e reflexões sobre a era digital e seu potencial. A proposta inicial tinha como objetivo a escolha e expansão de um universo ficcional já existente por meio de uma criação transmídia, tópico este que tangeu os últimos momentos da cadeira. Consiste na complementaridade de histórias de um mesmo imaginário que funcionam de maneira autônoma por diferentes meios, compondo uma grande narrativa complexa. De acordo com Henry Jenkins no seu livro  A Cultura da Convergência (editora Aleph, 2009):  A narrativa transmídia é a arte da criação de um universo. Para viver uma experiência plena num universo ficcional, os consumidores devem assumir o papel de caçadores e coletores, perseguindo pedaços da história pelos diferentes canais, comparando suas observações com as de outros fãs, em grupos de discussão on-line, e colaborando para assegurar que todos os que investiram tempo e energia tenham uma experiência de entretenimento mais rica". Para situar o início do trabalho, foi preciso elencar um universo ficcional específico para dar seguimento à sua elaboração. O gênero de ficção científica (em qualquer mídia) possui diversas ramificações e umas das mais conhecidas é o sub-gênero Cyberpunk, que consiste em histórias com enredos densos e filosóficos, que situam-se em futuros distópicos, com alta qualidade tecnológica, porém baixa qualidade de vida, metrópoles extremamente cosmopolitas, com elevada taxa de desigualdade social e violência, corporações que têm mais poder que governos e com pessoas exauridas pelas modificações cibernéticas em seus corpos. De acordo com um dos pioneiros do movimento Cyberpunk, o autor de  Neuromancer , William Gibson, disse numa entrevista do NPR Interviews (rádio NPR, 1999):  Como eu tenho dito muitas vezes, o futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído . No trabalho apresentado inicialmente, optamos por expandir o universo Cyberpunk já explorado pelo podcast Nerdcast, do site Jovem Nerd, no episódio  Nerdcast Especial de RPG Cyberpunk , onde os participantes do programa de áudio jogam uma partida de Role-Playing Game ambientada neste universo, sonorizando e dramatizando a mesma. Entretanto, para quebrar dependência com direitos autorais e criar um ambiente mais propício para novas ideias, foi decidido encerrar ligação com o universo do programa e explorar apenas o subgênero.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>