ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01270</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eduarda Campanholi Ferro (Universidade Federal do Pampa); Marcela Guimarães e Silva (Universidade Federal do Pampa); Fabio Frá Fernandes (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objeto de estudo do presente trabalho é o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), o qual é uma organização governamental que atua na área de educação em nível de pós-graduação stricto sensu. A proposição deste planejamento acontece no componente curricular obrigatório de Gestão de Mídias Sociais do Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde o trabalho final do componente foi realizar a elaboração e, se possível, a execução de um Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional para uma organização de São Borja/RS, focando em estratégias para as mídias e redes sociais. O PPGCIC foi escolhido para ser cliente deste trabalho devido à necessidade de o Programa estruturar e profissionalizar sua comunicação organizacional. Sendo assim, tivemos como fundamentação para este planejamento as bases teóricas da Comunicação Organizacional. E como abordagem metodológica o Design Thinking, aplicado nas etapas de pesquisa, diagnostico e proposição de estratégias e ações de comunicação organizacional. Nesse planejamento entendemos que o Design Thinking surge a partir da necessidade de incluir as pessoas que estão relacionadas ao PPGCIC em discussões, debates e leituras de cenário para, assim, engajar estes públicos a reconhecer o Programa como uma organização necessária para São Borja e região e, também, para experimentar de maneira prática as ideias construídas em coletivo, materializadas em estratégias de comunicação organizacional. A partir disso o serviço de assessoria de comunicação do PPGCIC é apresentado na forma de Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional, organizado em modelo de relato, facilitando a leitura por parte do cliente, mas também dos professores do componente. Sua estrutura contempla a contextualização do PPGCIC, justificando sua escolha enquanto cliente, diagnóstico comunicacional e estratégias propostas e executadas utilizando a metodologia do Design Thinking.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>