ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01272</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vitor Antonio Sabbi (Universidade Federal de Santa Catarina); Felipe Sales Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina); Cárlida Emerim (Universidade Federal de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Barbanti, no texto O que é esporte? (RBAFS, 2006),  esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos . Essa definição delimita o que seria considerado esporte de alto nível e nos permite afirmar que ele necessita de regras e, principalmente, técnica. Mas o esporte também pode ser considerado como uma atividade física em grupo, como um divertimento, passatempo. Daí sua importância também para a área da saúde coletiva, sendo um importante aliado na promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças. Uma nova modalidade que surge dentro desse contexto é a dos jogos eletrônicos ou e-sports. Para muitos, tão esportiva quanto outras já tradicionais, como o futebol. Isso porque gamers  nome dado aos atletas de jogos eletrônicos de alto desempenho  precisam de preparações específicas para as competições. A rotina de treinos envolve trabalho em equipe, pressão psicológica, alimentação balanceada, exercícios mental e físicos e, até mesmo, lesões devido aos movimentos repetitivos. Para se ter uma ideia, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrerão em 2024, estão discutindo a possibilidade de incluir videogames entre as modalidades da competição. Para Newzoo, empresa internacional especializada em pesquisas de mercado sobre a indústria de jogos, em 2018 havia no Brasil 75,7 milhões de jogadores ativos. Juntos, eles moveram R$ 1,5 bilhão na economia, o que coloca o país na 13ª posição entre os maiores mercados de games do mundo. Já a Pesquisa Game Brasil 2018 dá conta de que 54,1% dos jogadores brasileiros já ouviram falar de e-sports. Desses, 20,2% afirmaram já ter participado de campeonatos de e-sports, um aumento de 18,2% em relação à mesma pesquisa de 2017. Saindo do contexto nacional e entrando no regional, a pauta relacionada a games e saúde também se estabelece como um assunto de extrema relevância, principalmente em Florianópolis. A cidade é conhecida como Ilha do Silício Brasileira por ser, justamente, referência na produção de tecnologias (âmbito da produção de games). O setor de tecnologias foi o que mais gerou rendimentos na cidade em 2017. Foram arrecadados cerca de R$ 50 milhões em ISS, o segundo imposto municipal em nível de faturamento, depois do IPTU. Segundo uma reportagem publicada no jornal Notícias do Dia, na edição de 01 set. 2017, foram empregados durante 2017 cerca de 17 mil pessoas em Florianópolis, faturando só naquele ano uma média de R$ 4,3 bilhões, alcançando o status de maior atividade econômica da capital catarinense. Embora Florianópolis tenha todo esse mercado, as reportagens que abordam este tema ainda tendem a focar apenas nos aspectos econômicos, esquecendo-se de que, por movimentar tanto a economia local, este setor também traz muitas implicações diretas na vida das pessoas. Nessa direção, também cresce a prática de e-sports que estão cada vez mais ganhando adeptos e movimentando a economia. Porém, ainda não se sabe ao certo os benefícios e limites dessa prática. A reportagem em vídeo  Jogando por profissão: os impactos dos e-sports na saúde de atletas e desenvolvedores de games tem como objetivo apresentar os e-sports como novas modalidades esportivas e fazer essa discussão acerca dos cuidados da saúde de pessoas que, além de hobby, também têm os games como profissão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>