INSCRIÇÃO: 01279
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Gustavo Schmid Queiroz (Universidade Federal do Paraná); José Carlos Fernandes (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A constituição do espaço urbano no Brasil é, historicamente, segregadora. A experiência de Curitiba-Pr mostra que a instalação de planos norteadores do crescimento urbano não impediu o aumento de áreas de ocupação irregular na periferia. Uma comunidade que se desenvolveu ao sul do município - as vilas que formam a “Ocupação 29 de Outubro” – é um exemplo dessa situação. A proximidade com os rios Iguaçu e Barigui e com o antigo aterro sanitário de Curitiba, somada à baixa renda dos moradores e à falta de serviços básicos, geram informalidade habitacional, risco ambiental e situações precárias de infraestrutura.਀  No centro deste processo, a juventude que ali mora tem dificuldade de viver circuitos juvenis próprios, ainda que encontre respostas criativas às necessidades diárias. No território se desenvolvem os problemas urbanos que, a rigor, afetam a juventude, quais sejam, a insegurança, a difícil mobilidade, a falta de opções de lazer, o desemprego, o tráfico. Com o objetivo de criar um perfil deste local, a partir dos desafios e conquistas que a realidade apresenta, o projeto “Caximba, Presente!”, desenvolveu uma série de reportagens para a web inspiradas a partir de oficinas de educomunicação desenvolvidas com os moradores da comunidade.਀  Em uma experiência de imersão que estabeleceu um diálogo entre Comunicação, Educação e Antropologia, a prática do projeto está vinculada à proposta de jornalismo cívico, ou cidadão: a agenda local é a centralidade da notícia e a própria comunidade participa do processo de produção midiática, numa perspectiva “desde dentro”.਀  As oficinas de educomunicação foram facilitadas pelo autor do projeto, e incluíram o Núcleo de Comunicação e Educação Popular da Universidade Federal do Paraná e o Ministério Público do Paraná na realização. O objetivo das oficinas foi o de criar caminhos para a crítica de mídia, definição de pautas para a comunidade, reconhecimento de espaços de participação e, por fim, a identificação de personagens e situações importantes à produção da reportagem. A série de produtos multimídia compreende três grandes reportagens em texto, vídeo, foto, foto em 360º, mapa interativo, infográficos, linha do tempo interativa e gif, além de dois perfis sobre os moradores, duas entrevistas com especialistas e galeria. Alguns materiais utilizados são decorrentes da oficina, como um mapa afetivo desenvolvido pelos adolescentes.਀  O Projeto “Caximba, Presente” foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná. O nome, recorrente no movimento social e significativo durante o ano de 2018, foi escolhido em virtude da invisibilização do bairro, afastado 27 quilômetros do centro urbano, em uma cidade cujo modelo de planejamento deixa de ser sinônimo de boas práticas. O objetivo foi desenvolver um produto jornalístico capaz de engajar a comunidade, mapear as relações no território, reconhecer as lideranças, desvelar o contraditório mapa habitacional e a legislação definida para o local e, finalmente, elencar as pautas definitivas dos moradores - a fim de, na outra ponta, qualificar as políticas públicas e promover ações no território.਀  A prefeitura do município tem projeto desenvolvido para o local, e pretende alocar ao menos mil famílias que vivem na beira do rio, mas a população reclama da morosidade do processo e da falta de consulta popular. A ocupação, tal qual é hoje, surge após o congelamento do déficit habitacional em Curitiba, pelo Programa de Aceleração do Crescimento, o que mostra que o município não previu o crescimento da “29”. Este descompasso entre uma política de governo e o ininterrupto déficit habitacional da cidade, a existência de subhabitação e a presença da maior ocupação do estado dentro do território de uma capital dita modelo em planejamento merecem ser objeto de estudo e reportagem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀