ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01354</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marina de Jesus Guedes Melo (Universidade Federal do Amapá); Kellven Jhonatan Cortes Vilhena (Universidade Federal do Amapá); Roberta Scheibe (Universidade Federal do Amapá)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como objetivo a produção de um livro-reportagem para testar narrativas autobiográficas em primeira pessoa, através do que chamamos de interlúdios, e narrativas em terceira pessoa com fontes testemunhais, ambas munidas de conceitos comuns de reportagem jornalística e jornalismo literário. Com isso, o produto resulta em memórias, com um modelo de narração intimista, que se propõe a buscar uma leitura leve e nostálgica, ao casar-se de forma uníssona com a apresentação de um projeto gráfico temático que empresta ícones, tipologia e design de fácil assimilação com o tema proposto, "Jogos Eletrônicos", interesse em comum dos autores e do público pretendido. Produzido por acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, o livro "Morreu, Passa o Controle!" é um produto da disciplina "Livro-reportagem" ministrada pela Prof. Dra. Roberta Scheibe e teve como princípio básico a atividade prática e avaliativa dos conceitos teóricos aprendidos em sala. A escolha do tema a ser abordado no trabalho foi de livre opção por parte dos autores, que descobriram ter interesse em comum por videogames, e utilizaram da oportunidade para contar relatos e memórias empregando teorias de jornalismo literário, de técnicas do gênero livro-reportagem. O trabalho, portanto, tem como objetivos específicos escrever e narrar memórias autobiográficas em primeira pessoa utilizando estilo literário; intercalar as autobiografias com memórias e relatos de fontes testemunhais em terceira pessoa sob estilo literário; e produzir e apresentar edição, diagramação e projeto gráfico temático eficaz que facilitem a distinção das narrativas. Para tanto, a temática escolhida é acolhida sob as características de livro-reportagem em conteúdo (diante do factual, real e verossímil), tratamento (através da linguagem jornalística que preconiza clareza, precisão e exatidão) e a função básica de informar, orientar e explicar. A partir de uma classificação como produto jornalístico, inspiradas na obra Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura de Edvaldo Pereira Lima (Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1995), foram usadas diversas técnicas textuais para evidenciar o aprofundamento, a liberdade de estilo e o enfoque do tema proposto; destaques de narração descritiva, diálogos, exposições, pontos de vistas e construção cena a cena, comuns no gênero e aprofundadas no jornalismo literário. Estes elementos foram propostos para melhor visualização do que é contado, destacando a importância das micronarrativas propostas por Muniz Sodré de Sodré no livro A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento (Petrópolis/RJ: Vozes, 2009), por meio de micro e pequenas histórias de pessoas comuns, aprofundar os relatos ditos nas entrevistas em reconstrução jornalística. A ideia da temática surgiu da paixão em comum por jogos eletrônicos e o desejo de expressar essa relação por meio do texto e da identidade visual do produto. Situações comuns e relatos pessoais de personagens e suas inter-relações pessoais que abrangem memórias de amores e amizades originadas por meio dos videogames, incluindo relatos autobiográfico dos autores, objetivam transmitir diversão, nostalgia e a promoção de uma imagem positiva aos jogos, que vai além do aspecto de entretenimento. A partir do que foi apresentado em sala, o jornalismo literário combinado ao livro-reportagem proporcionariam uma ampla gama de liberdades a serem aplicadas para que o tema fosse melhor trabalhado e melhor alcançado, o que inclui estilo de narração, enfoque retratado, modelo de escrita, projeto gráfico, e até mesmo as fontes utilizadas como personagens. Deste modo, nossa intenção era que o factual seria sobreposto pela própria história de vida de personagens, por meio de narrativas literárias e apuração jornalística, de modo que o objetivo alcançado se desse de maneira natural em uma edição com apelo visual e nostálgico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>