INSCRIÇÃO: 01355
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Paula Cabrera Claro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Priscila Pollon Galina (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Renatha M Giordani (Universidade Estadual do Centro Oeste); Renata Caleffi (Universidade Estadual do Centro Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O ClubAgro é um aplicativo de notícias para smartphones voltado ao agronegócio de Guarapuava e região. O objetivo é que o produtor rural encontre, de forma rápida e ágil, todas as notícias que o interessam. A união da tecnologia e informação facilitam o dia a dia do público alvo, já que todos os assuntos relacionados a agricultura, agropecuária, clima e mercado estão no mesmo lugar. A ideia é que a comunicação contribua para a vida rural, e por isso a missão foi inovar nesse nicho de mercado, trazendo a tecnologia e a notícia para o produtor rural. O produto foi desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Jornalismo pelas acadêmicas Paula Claro, Priscila Pollon e Renatha Giordani, sob orientação da professora Renata Caleffi. ਀ 唀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 匀攀戀爀愀攀 ⠀㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 ᰀ吠攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 䄀最爀漀渀攀最挀椀漀ᴀⰠ 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㤀㘀─ 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀⸀ 伀 愀瀀瀀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 瀀漀琀渀挀椀愀 愀最爀挀漀氀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀氀漀 搀漀 愀最爀漀渀攀最挀椀漀⸀ 伀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 搀攀 爀攀愀 琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀 挀漀洀 瀀氀愀渀琀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀  焀甀愀琀爀漀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀漀爀 焀甀攀 漀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 渀愀挀椀漀渀愀氀 ⠀搀愀搀漀猀㨀 ㈀ ㄀ ⤀⸀ 嘀ⴀ猀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 爀攀最椀漀  瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀最爀爀椀愀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 瘀椀瘀攀洀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀甀爀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 栀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 ⠀挀漀洀漀 漀 爀攀椀 搀愀 匀漀樀愀⤀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 爀攀最椀漀 瀀爀漀瀀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 爀甀爀愀氀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀猀 愀漀 愀最爀漀渀攀最挀椀漀⸀ Em relação às novas tendências, o ClubAgro parte da premissa de uso da tecnologia a favor do agronegócio, o fortalecimento e o crescimento da produção rural na região. Fatores-chave para o sucesso da empresa: inovação; pouca concorrência regional. Ele supre com uma problemática, um desejo do consumidor de se manter atualizado e fazer parte de um espaço. Em tempos de fake News, ter a credibilidade de jornalistas apurando e informando é de grande importância social. O App possui em sua essência a mão de obra qualificada e o uso da tecnologia como auxiliar ao desenvolvimento. O público alvo tem alta capacidade financeira e preza por bens latentes além de serem consumidores assíduos de noticiários, serviços e produtos do meio rural. ਀伀 䌀氀甀戀䄀最爀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀  最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 攀 愀琀攀渀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀 搀漀 爀愀洀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 渀攀最挀椀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 愀氀椀愀搀愀  猀攀最洀攀渀琀愀漀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 䌀氀甀戀䄀最爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 渀椀挀栀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 爀愀洀漀 搀愀猀 挀攀爀瘀攀樀愀爀椀愀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 ⴀ 樀 焀甀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀  漀 切渀椀挀漀 氀甀最愀爀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀 漀 挀椀挀氀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀攀爀瘀攀樀愀猀 ⴀ⸀ A usabilidade torna-se importante para a execução de um jornalismo rural digital. A área da Comunicação utiliza da usabilidade em plataformas digitais para criar um design gráfico que facilite a compreensão do leitor. Segundo Ana Elisa Ribeiro no livro Navegar lendo, ler navegando-: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais de 2008 os “Sites que irritam, confundem ou distraem precisam de estudos de usabilidade. O usuário que acessa um site precisa fazer isso fácil e rapidamente para cumprir suas tarefas”. Segundo a autora, o ambiente digital permite um feedback quase instantâneo do usuário em relação ao produto, o que não era possível nos jornais impressos. De acordo com a autora, os parâmetros que tornam um sistema melhor ou pior para ler, são: Facilidade de aprendizado – quão rápido o usuário aprende a trabalhar com as ferramentas do sistema; Eficiência de uso – depois que aprendeu a usar as ferramentas, quão rápido o usuário conclui as tarefas; Memorização – o usuário deve aprender a usar o sistema e, quando for utilizá-lo novamente, deve ter facilidade em se lembrar de como interagir com ferramentas e tarefas; Frequência e gravidade dos erros – quão frequentes e graves são os erros cometidos pelo usuário e como ele faz para recuperar a tarefa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀