INSCRIÇÃO: 01492
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Priscila Pollon Galina (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Pablo Henrique Aqsenen (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Ana Carolina Giannini Zimmermann (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Victor Andrey do Prado (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Fabio Augusto Forni Carvalho (Universidade Estadual do Centro-Oeste); André Cordeiro Frutuoso (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Ariane Carla Pereira (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Izabela Scorsin (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Pamela Souza de Oliveira (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Renatha Maria Giordani (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Laura Rodrigues (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Matheus de Oliveira Buongermino (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Ubirajara Pesch Garbin (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Paula Cabrera Claro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Geziel Thomas (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Expresso TV é o telejornal-laboratório desenvolvido pelos estudantes de Jornalismo da Unicentro Universidade Estadual do Centro-Oeste), ao longo do ano letivo de 2018, no âmbito da disciplina de Telejornal-Laboratório, que faz parte da grade curricular do terceiro ano do curso. Um processo de ensino-aprendizagem – que tem início no ano anterior com a cadeira de Telejornalismo – que compreende a reflexão teórica, a prática intensiva em telejornalismo e o debate, numa perspectiva crítica possibilitada pelas lentes de aumento da teoria, sobre o produto – ou seja, o telejornal – colocado no ar pelos estudantes. Afinal, como ressalta Flávio Porcello, no artigo “A teoria em prática no ensino de telejornalismo” integrante da coletânea Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão – organizada por Cárlida Emerim, Iluska Coutinho e o próprio Porcello e publicada pela Insular -,“não se aprende televisão apenas assistindo TV! (…) Dominar as técnicas e 'pensar televisão' exigem conhecimento mais aprofundado dos meandros da atividade. (…) O dia a dia das redações, o enlace e a continuidade nos processos editoriais de produção, gravação e edição e mais a prática cotidiana das rotinas produtivas em TV são aspectos essenciais para que se aprenda a 'pensar televisão'” (2017, p.127).਀䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀ⴀ䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 ጀ†愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 戀愀最愀最攀洀 琀攀爀椀挀漀ⴀ瀀爀琀椀挀愀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 挀攀渀琀爀愀氀 愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 伀 ᰀ氠愀戀漀爀愀琀爀椀漀ᴀⰠ 愀猀猀椀洀Ⰰ  攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀 ጀ†瀀愀甀琀攀椀爀漀猀⼀瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀ⴀ挀栀攀昀攀 攀 最攀猀琀漀爀攀猀 ⠀挀栀攀昀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⼀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⤀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ  漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䴀愀猀 渀漀 猀 椀猀猀漀⸀ 伀 ᰀ氠愀戀漀爀愀琀爀椀漀ᴀ† 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䄀渀琀渀椀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀Ⰰ ᰀ漠 氀漀挀愀氀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀ᴀ†⠀䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㄀ ⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 吀嘀 挀漀渀昀椀最甀爀漀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 挀漀洀漀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 焀甀攀 樀  搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 吀嘀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 樀 攀猀琀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀昀椀最甀爀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 吀漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 琀洀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀Ⰰ 甀洀 猀愀戀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 樀甀渀琀愀猀 昀漀爀洀愀洀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 瀀愀氀愀搀愀爀 搀漀 焀甀攀  昀愀稀攀爀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀攀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀  愀 挀漀渀搀椀漀 戀猀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀 昀愀稀攀爀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䨀 攀猀猀攀 瀀攀渀猀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀  焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀椀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 琀愀渀琀漀 渀漀 洀攀椀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ A produção dos telejornais foi realizada em quatro etapas. Inicialmente, as aulas possibilitam a reflexão – a partir da audiência crítica de telejornais exibidos por diferentes emissoras e dos óculos teóricos que englobam a prática jornalística e telejornalística, o entendimento dos conceitos dos gêneros jornalísticos e dos meandros do jornalismo especializado – sobre as diferentes configurações dos telejornais. Afinal, mesmo em tempos de ampliação do telejornalismo – em que este não é compreendido como o jornalismo de/para televisão mas como o jornalismo em telas (incluindo a da televisão, do smartphone, do computador) -, pensar quem é o potencial público-alvo de um telejornal matutino, do horário do almoço, de início de noite e fim de noite; e quais são as possibilidades de cobertura jornalística nos intervalos de produção de cada um deles, permite uma série de definições editoriais, como abordaremos no tópico seguinte.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀