ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01565</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Emanuelle Livi Canielas (Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing); Luiz Henrique S. Ferraz (ESPM)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No trabalho a seguir serão abordados os principais aspectos nos processos de criação e produção do jingle publicitário Ashua: A beleza de ser você. O projeto foi confeccionado na cadeira de Produção Audiovisual I, no quarto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM - Sul, e apresentou a orientação do professor Luiz Henrique "Kiko" Ferraz. O grupo responsável pelo trabalho, como solução para o briefing, abordou a questão da gordofobia em sua composição, destacando o empoderamento do corpo plus size. Em tempos de reivindicação de direitos e quebras de padrões, a gordofobia tem sido pouco colocada em pauta. Considerando que, segundo levantamento do IBGE, 56,9% das pessoas estão  acima do peso , sendo que, muitas delas, sofrem com a gordofobia, é perceptível a necessidade de falar sobre o assunto. O culto ao corpo magro é uma realidade. Segundo o antropólogo social José Carlos,  a cultura dita normas em relação ao corpo; normas a que o indivíduo tenderá, à custa de castigos e recompensas, a se conformar até o ponto de estes padrões lhe apresentarem como naturais (Rodrigues, CARLOS JOSÉ, 2006 p.154) O desafio do presente projeto surgiu na cadeira de Produção Audiovisual no quarto semestre de Publicidade e Propaganda. O briefing foi apresentado com apenas uma requisito: falar sobre gordofobia. Visando entender melhor o público em questão, foi-se atrás de depoimentos, entrevistas, relatos e marcas que se relacionassem com tema. Dentre diversas temáticas disponíveis optamos por falar sobre tal preconceito com o público feminino. Dentre as pesquisas surgiu a marca Curve Size Ashua que, na época, havia recém aberto sua primeira loja física em Porto Alegre. O slogan  A beleza de ser você foi ao encontro do ideal do grupo de empoderar mulheres gordas e fazer com que essas não sintam vergonha do próprio corpo. Por meio deste trabalho, desejou-se colocar em prática os conteúdos passados na disciplina de Produção Audiovisual I, ministrada pelo professor Luiz Henrique Ferraz. A ideia era fazer com que os alunos vivessem o processo de criar um jingle, com uma temática definida no briefing, assim como fazem as agências de publicidade e produtoras de som. O tema escolhido em tal semestre foi a gordofobia. Muitas mulheres sofrem na nossa sociedade que cultua o corpo magro como bonito e saudável e menospreza o corpo gordo taxando-o de feio e  doente . Diversos esteriótipos como esses são reforçados na indústria do entretenimento, na mídia e no mundo da moda, que constantemente ignora mulheres que vestem do 48 para mais, fazendo - quando fazem -, para elas, apenas roupas em tons sóbrios e sem modelagem. (AS GORDAS TAMBÉM AMAM, 2016). O objetivo do grupo transcendeu a barreira de simplesmente cumprir o desafio proposto pelo professor orientador e falar sobre a gordofobia. A ideia foi quebrar os tabus reforçados, muitas vezes, pela propaganda. Fazer com que as mulheres se sintam bonitas pelo que são e que entendam que o problema está em quem vê o diferente como errado, não nelas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>