ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01761</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alexandre Lúcio Fernandes (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Ivo Mateus Mugrabi Barros (União das Escolas Superiores de Rondônia); Maria Angela de Lima (União das Escolas Superiores de Rondônia); Viviane Cristina Camelo (União das Escolas Superiores de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que se estabeleça uma comunicação eficiente com o consumidor e as demais empresas, é importante que as marcas apresentem identidades visuais sólidas, que reflitam corretamente o caráter do seu negócio e o seu posicionamento. A forma como a marca está inserida visualmente, torna-se determinante para diferenciá-la. O design gráfico vai estruturar o entendimento, inserindo a linguagem em um viés que permita às pessoas interpretarem os sentidos ali inseridos; e projetar o aspecto visual de forma que as mensagens e os valores da marca sejam transmitidos adequadamente. Com uma função crucial para as empresas, ele tem recursos para gerar valor aos serviços e produtos, valendo-se de seus contextos simbólicos. Constitui-se, assim, como um agente capaz de dar vida à comunicação institucional, ordenando e facilitando a interpretação das mensagens visuais, mediante a integração de todos os aspectos estéticos. O design gráfico se estabelece, estrategicamente, como uma ferramenta de diferenciação. Considerando que atualmente o papel das marcas ganha mais influência e uma posição estratégica de valor para o mercado, fortalecer sua identidade, bem como transmitir bem seus valores junto à comunicação é vital. Isso é conseguido através de um branding correto. Convém mencionar que os esforços envolvidos no gerenciamento da marca auxiliam na reputação, permitindo que ela se torne conhecida, desejada e mais positiva na mente das pessoas. São inúmeras as ferramentas que auxiliam nesta função de revelar a essência por trás dos objetivos da marca. O Brand Book é um desses componentes de gestão estratégica que auxilia a contar a história, a evidenciar os valores por trás da marca. Diferentemente do Manual de Identidade Visual (MIV), um documento técnico que reúne normatizações para o uso do logotipo em diferentes aplicações, o Brand Book vai além, reunindo elementos que contam a essência da marca, que falem da história, que materializam a instituição, enfatizando bem sua personalidade, sua posição e seu tom de voz, com um viés storytelling. Ele torna-se uma ferramenta essencial que otimiza a comunicação de forma inovadora, evidenciando como sua linguagem, seu visual e seus objetivos devem ser percebidos e compreendidos, multiplicando o valor da marca, pois leva em conta a missão, visão e valores da empresa. O objetivo principal é desenvolver uma proposta de Brand Book digital para a empresa de turismo de aventura e esportes radicais, Amazônia Adventure. Para tal, propõe-se: pesquisar corpo teórico que possibilite o planejamento e a criação do material; investigar histórico da empresa; relacionar os eventos e projetos desenvolvidos pelo cliente; analisar diretrizes, valores e princípios que regem a atuação da empresa; perceber os significados envoltos à marca; identificar como a imagem da empresa Amazônia Adventure é percebida pelas empresas parceiras; e identificar se o material, após concluído, cumpre com os seus objetivos. Os parâmetros da pesquisa foram definidos considerando a hipótese de que a empresa não transmite sua imagem adequadamente, prejudicando sua maior consolidação no mercado. Esta premissa justificou a necessidade de construção de um Brand Book para auxiliar a empresa a se comunicar de maneira mais assertiva e inovadora, tornando-o um material de apoio para prospecção de novos parceiros. A escolha pelo formato digital, se ampara na percepção de que hoje se esperam condutas responsáveis por parte das empresas. Como elas compõem a sociedade, elas também têm deveres e direitos. Dado às necessidades urgentes de se pensar e agir sustentável atualmente, as ações empresariais ganham profunda importância. Neste viés, a escolha se justifica, haja vista que é uma ação correspondente aos valores da Amazônia Adventure e ao seu posicionamento de empresa responsável e de práticas sustentáveis. Em razão desse cenário globalizado e conectado, é uma decisão coerente, sem contar que, no ambiente on-line, o Brand Book adquire um alcance global.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>