ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01807</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Emanuele Costa Siqueira (Universidade Federal do Amazonas); Daniel da Silva Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Jonas da Silva Gomes Junior (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro de game foi desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Comunicação I do curso de Comunicação Social - Relações Públicas (RP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), único curso de RP da região norte. O trabalho tinha como objetivo desenvolver a criatividade dos alunos facilitando o entendimento e a explicação sobre a assessorias de comunicação e o profissional de Relações Públicas. O trabalho baseou-se no livro  Assessorias de Comunicação de Ana Almansa. A referida obra aborda os conceitos de assessoria de comunicação, a estrutura, as funções básicas e a atuação do profissional de relações públicas nos setores de comunicação das organizações. Considerando estratégias para ressaltar a atuação do profissional de Relações Públicas e salientar a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento da região Amazônica, foi formulado o roteiro de game  Desafio ManoCOM . A Zona Franca de Manaus, localizada no estado do Amazonas, é o principal polo industrial da região norte. Pelo seu contexto, a Zona Franca se entrelaça à necessidade de manter políticas de sustentabilidade e despertar o olhar para a região de forma mais ponderada, integrando meio ambiente e economia. A implementação da Zona Franca de Manaus, há 52 anos, permitiu uma nova forma de enxergar a Amazônia, que passou de um lugar com pouco potencial de crescimento e economia baseada apenas na exploração de recursos naturais, para um polo de desenvolvimento, geração de novas tecnologias, distribuição e produção de bens de consumo para todo o país. Desta forma, este roteiro de game tem a intenção de promover uma visão inovadora sobre como a Comunicação, destacando o cenário industrial. Em função da responsabilidade social com a região, surgiu a ideia de explorar a realidade comunicacional do profissional de relações públicas na Amazônia, atentando para aspectos regionais, como economia e cultura. Buscando utilizar a jogabilidade básica de um jogo de ação, o Desafio ManoCOM representa o principal desafio enfrentado por um recém-formado em relações públicas: conquistar o seu lugar no mercado! Pensando assim decidimos inovar na maneira de abordar os aspectos econômicos da região e as características de relações públicas, inserindo isso de uma forma mais lúdica e sutil para que o jogador acabe por adquirir conhecimento de forma inconsciente, esse é o diferencial que os games proporcionam a aprendizagem de novos assuntos. O personagem anda pensativo quanto ao que fazer profissionalmente. Até que ele vê na internet o seguinte anúncio de emprego  Agência ManoCOM - CONTRATA ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO , esta agência trabalha assessorando diversas empresas da Zona Franca de Manaus (por isso o personagem acaba passando por várias empresas e lugares/fases). Ele se candidata e a entrevista é uma fase introdutória ao jogo, passando essa fase começa o período de experiência e a partir daí ele vai ter uma série de desafios para conseguir ser contratado definitivamente. A partir deste enredo, o roteiro tem o objetivo de auxiliar e estimular os jovens entre 16 e 22 anos, vestibulandos, alunos do ensino médio ou recém-formados, a despertar o interesse sobre a profissão de Relações Públicas, apresentando um dos campos de atuação na região norte, em especial as indústrias e fábricas que integram a Zona Franca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>