ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01840</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ALTAIR CANUTO PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Izabella Cavalcante Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Jonas Silva Gomes Junior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Amanda de Souza Prestes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Ong Proteção, Adoção e Tratamento Animal (PATA) é uma das mais antigas da cidade de Manaus, surgindo em 2011, com a separação de três grandes ONGs que fecharam suas atividades na época. Originalmente, a PATA foi fundada pela advogada Joana D Arc, atualmente exercendo mandato de deputada estadual, que a frente da causa animal viu a necessidade da criação de uma instituição que ajudasse esses animais que não possuíam nenhuma atenção do poder público. A organização não possui uma sede própria, a fim de não estimular as pessoas a abandonarem os animais. Por isso, a ONG desenvolveu outras formas de cuidar dos animais abandonados: voluntários doam o espaço da sua residência para acolhê-los. Em contra partida, a PATA auxilia nos cuidados com o animal, seja com alimentos, utensílios ou produtos de limpeza e logística ao veterinário. A presente proposta de assessoria de comunicação, solicitada como atividade de conclusão da disciplina Assessoria de Comunicação, tem como objetivo facilitar os fluxos de comunicação no âmbito interno e externo da ONG, de modo a contribuir para a integração entre a mesma, seus públicos e o fortalecimento de sua imagem perante a sociedade. O terceiro setor caracteriza-se pela atuação ligada a serviços de interesses coletivos sustentados por órgãos não governamentais, sem fins lucrativos, associações comunitárias, fundações, movimentos sociais, instituições filantrópicas, entre outras entidades privadas, mas de caráter público, que servem à sociedade em geral. Sem exceção, entidades progressistas ou conservadoras, de cunho assistencialista, emancipadoras de projetos sociais ou as que são pautadas por lógicas de mercado, caracterizam-se parte do setor por falarem em nome da cidadania, conforme Peruzzo (2007) cita no livro   . Neste cenário, a Ong PATA é referência na causa animal, uma vez que se preocupa na criação de políticas públicas contra abandono e maus tratos aos animais, além de contribuir diretamente na idealização e elaboração de leis municipais e estaduais que combatam tais ações, caracterizadas atualmente como crimes. Além disso, ela também atua na fiscalização do cumprimento de tais leis junto a órgãos como a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA). A PATA destaca-se, ainda, por ter atuado em casos importantes, de repercussão nacional, em que foram denunciados maus tratos a animais, sendo o tutor julgado e punido. Apesar do reconhecimento e da visibilidade do Terceiro Setor percebidos nos dias atuais em razão das mídias, há, notadamente, a ausência de profissionais de comunicação que atuem de forma estratégica, contribuindo para o estabelecimento da imagem e do posicionamento dessas instituições perante a sociedade. Historicamente, as atividades de comunicação eram desenvolvidas de forma amadora e feitas basicamente por membros ativistas dos próprios movimentos sociais e ONGs. O cenário muda gradativamente quando se entende a complexidade da comunicação e a importância do uso competente dos instrumentos comunicacionais (PERUZZO, 2007). Embora algumas instituições já tenham percebido a necessidade do profissional de comunicação para o estabelecimento de uma comunicação organizacional estratégica, além de maior credibilidade e atuação junto à sociedade, o setor perpassa, ainda, grandes dificuldades, a exemplo da captação de recursos, profissionalização, incentivo do Estado e ausência de atores sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>