ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01887</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kauhany Bruna Oliveira de Souza (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Douglas Lopes Rigamonte (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Thaiane Lago Rovani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Felipe da Silva Camargo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Juliane Fürbringer Klassen (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto de assessoria de comunicação para o terceiro setor foi desenvolvido na disciplina de Projeto 4, a qual integra a grade curricular do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), presente no quarto período do currículo acadêmico. Seu objetivo principal é desenvolver um plano de comunicação específico para a Associação Ricardo Gadotti Feldmann (Arigaf), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que oferece gratuitamente ensino extracurricular a crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, durante os períodos de fevereiro a julho de 2018, realizou-se um processo de pesquisa, análise e diagnóstico acerca da Oscip para propor um Projeto de Assessoria de Comunicação que estabelecesse critérios para a adoção de ações estratégicas e estruturassem o processo comunicativo da Arigaf com seus públicos de interesse. Para Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2011), é preciso mais do que somente avaliar os pontos positivos e negativos de uma organização, é preciso estabelecer critérios.  A identificação da predominância de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da empresa não pode ser feita de maneira despretensiosa, por meio de simples soma aritmética, mas pelo estabelecimento de critérios estruturados para essa identificação. (OLIVEIRA. 2011, p.129). As etapas de pesquisa basearam-se na coleta de informações acerca do contexto histórico da instituição; estrutura organizacional, física e funcional; identidade visual, isto é, como as percepções sobre a Arigaf foram construídas por meio das suas representações visuais; e mapeamento de públicos. Na etapa de análise, foram acuradas as políticas e práticas de comunicação com os públicos já existentes na associação e realizada uma análise ambiental, composta por pesquisas quantitativas e exploratórias; entrevistas em profundidade com representantes dos públicos mapeados e construção de matriz SWOT de acordo com os dados levantados. Por fim, em relação ao diagnóstico, utilizou-se a compreensão adquirida com todas as etapas anteriores para a realização deste processo disposto em uma Matriz GUT a fim de estabelecer critérios para a tomada de decisões. Após todas as análises realizadas, identificou-se que há variáveis passíveis de serem alteradas ou implementadas, visando a melhoria do funcionamento e desenvolvimento da organização e seus vínculos comunicacionais. Entre elas, estão a implementação de atividades de assessoria de imprensa e ações para melhorar o relacionamento com a comunidade, pois a falta de notoriedade da organização nas diversas mídias e o relacionamento enfraquecido com a população foram diagnosticados como fatores essenciais para desenvolver um plano de ações adequado à realidade da instituição, que exerce um papel social de grande importância às criança menos favorecidas, oferecendo a oportunidade de educação gratuita e de qualidade, mas possui dificuldade em captar recursos e se manter financeiramente por não possuir a visibilidade necessária e diretrizes bem estruturadas de comunicação com seus públicos de interesse. Assim, as ações dispostas no tópico 3 foram planejadas de acordo com as necessidades da organização e baseadas na fundamentação de propostas com baixo custo e facilidade de implementação, condizente com o quadro reduzido de funcionários e a não existência de um profissional de comunicação na instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>