Segundo Loureiro, na tese Música para os ouvidos, fé para a alma, transformação para a vida?: Música, fé e construção de novas identidades na prisão (PUC-Rio, 2009) “mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e expressa sons, que se inserem em determinado tempo histórico e são influenciados diretamente pelo meio social de onde emergem.” 䄀 洀切猀椀挀愀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 甀洀 瀀漀瘀漀 攀 愀猀 猀甀愀猀 氀攀琀爀愀猀 猀攀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 瀀漀搀攀洀 琀爀愀搀甀稀椀爀 琀愀渀琀漀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 焀甀愀渀琀漀 洀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀愀椀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 瘀椀猀 挀爀琀椀挀漀 愀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 猀漀挀椀愀氀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 一漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㘀 攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀 㜀 攀 㠀 Ⰰ 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀猀 琀漀洀愀瘀愀洀 攀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 挀爀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀最漀 瀀愀爀愀 昀椀爀洀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀爀瀀爀椀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀猀椀挀愀氀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 搀攀椀砀愀瘀愀 搀攀 挀漀瀀椀愀爀 攀猀琀椀氀漀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瘀椀渀搀漀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 瀀愀猀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀 瀀愀猀猀愀瘀愀 愀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀⸀
A Música Popular produzida em Manaus colocaria, no plano artístico e poético, um discurso de contraposição às transformações urbanas e tecnológicas, e influências extrarregionais. Num aspecto saudosista, os compositores expressam na poesia o desaparecimento de uma cidade rústica, de poucos habitantes e marcada por lentas transformações, ao mesmo tempo em que se deixam influenciar por impressões “extrarregionais” em uma cidade urbano-industrial que cresceu muito nas últimas décadas. DOURADO, na tese “Eu canto pra falar do Amazonas”: narrativas musicais de uma geração de músicos de Manaus (UFAM, 2011)䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀椀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀愀 爀攀最椀漀 琀愀洀戀洀 爀攀昀漀爀愀瘀愀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 攀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀渀琀爀攀 漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀 洀搀甀氀漀 搀攀 刀搀椀漀⼀圀攀戀爀搀椀漀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 䄀渀琀渀椀漀 䨀漀猀 嘀愀氀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀 攀 촀琀愀氀愀 䌀氀愀礀 䘀爀攀椀琀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䌀愀渀琀漀猀 搀愀 吀攀爀爀愀 猀甀爀最攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀猀椀挀愀氀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀漀椀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 愀渀漀猀 㜀 攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀焀甀攀氀攀猀 樀甀氀最愀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀甀愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 最攀爀愀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 洀切猀椀挀漀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀猀㨀 漀 最爀甀瀀漀 吀愀爀椀爀椀 攀 漀 洀切猀椀挀漀 䔀氀椀戀攀爀琀漀 䈀愀爀爀漀渀挀愀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 渀愀 洀切猀椀挀愀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀愀爀 甀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 氀椀渀栀愀猀 琀攀洀瀀漀爀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀猀猀攀洀 愀椀渀搀愀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀洀 琀攀爀 甀洀 攀氀漀 攀洀 挀漀洀甀洀 渀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 搀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䌀愀渀琀漀猀 搀愀 吀攀爀爀愀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 甀搀椀漀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 愀渀琀攀猀 搀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 攀猀琀椀氀漀猀 攀 最渀攀爀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀洀 愀氀琀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀 ⠀漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 椀渀挀氀甀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀猀椀挀愀氀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀⤀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 昀氀甀砀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀渀琀爀攀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 攀 愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 椀渀琀攀爀椀漀爀愀渀愀猀⸀
O rádio em Manaus, segundo José Vicente de Souza (2000), foi um dos principais meios de comunicação responsáveis pela movimentação cultural da cidade nos anos 50 e 60, até a televisão começar a ter seus primeiros passos no final da década de sessenta. A popularidade do rádio no Amazonas permaneceu por muito tempo em alta, pois este não tinha concorrências e desfrutava do gosto da população tocando música, transmitindo eventos e dando informações. DOURADO apud COSTA, na tese “Eu canto pra falar do Amazonas”: narrativas musicais de uma geração de músicos de Manaus (UFAM, 2011)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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