ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01943</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ricardo Dorneles da Silva Chies (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Ana Gabriela da Rocha (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Manoela Leal Trava Dutra (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Guilherme Sill (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A doação de órgãos é um tema bastante delicado, especialmente no momento em que a família do paciente precisa autorizar a doação. Por conta disso, a fila de espera para doação de órgãos no Brasil ainda é muito grande. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (2017), em dezembro de 2017 o número de pessoas na lista de espera para recebimento de um órgão era de mais de trinta e duas mil. O número é impactante tendo em vista que são vidas que estão em jogo. Ainda segundo este levantamento, dos potenciais doadores identificados, menos da metade concluiu o processo de doação, devido a diversos motivos. Por conta dessa dificuldade, a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul esteve em contato com os alunos do quarto semestre da ESPM Porto Alegre para conscientizar os estudantes sobre a atual situação. Segundo o doutor Ricardo Klein Rühling (2018), coordenador da Central de Transplantes, um dos principais dificultadores é o fato de o potencial doador não comunicar a família sobre o seu desejo. Por conta disso, como a grande maioria dos transplantes ocorrem após situações de morte específica, os familiares, desconhecendo tal desejo, acabam negando a operação. A Central de Transplantes do Rio Grande do Sul foi escolhida pelos professores coordenadores do trabalho interdisciplinar de 2018, como cliente base para as campanhas a serem desenvolvidas pelos alunos. A presente campanha foi desenvolvida dentro das disciplinas de fotografia publicitária, direção de arte e redação. A partir da escolha do cliente, foi feita a apresentação de contextualização e entrega de briefing, sendo tomada como ponto de partida para o presente trabalho. O objetivo geral do projeto é, por meio de uma campanha publicitária, demonstrar a sociedade a importância de se declarar doador de órgãos e, consequentemente, incentivá-las a tomar essa decisão. Dentre os objetivos está o de incentivar a discussão acerca deste assunto nas famílias gaúchas, aumentando o número de doações de órgãos na Central de Transplantes do Rio Grande do Sul. Além dos objetivos relacionados ao cliente, também há os objetivos referentes aos estudantes, os quais conseguem visualizar a conexão entre cada uma das disciplinas envolvidas, proporcionando também a experiência de aplicação prática, a respeito aos assuntos discutidos em sala de aula.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>