INSCRIÇÃO: 02025
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: Carla Martins (Faculdade Boas Novas); Cledione Moura (Faculdade Boas Novas); Karolyne Pantoja Marinho (Faculdade Boas Novas); Rita Rayana dos Santos Barros (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A história em quadrinhos é uma narrativa contada em quadros que une a imagem, e produção textual para estruturar sua composição. A primeira história em quadrinhos foi criada pelo artista norte americano Richard Outcault, em 1895. A linguagem das HQs, como personagens fixos, balões de texto e ação fragmentada em quadros, surgiu nos jornais de Nova York com o “Yellow kid” que foi a primeira história em quadrinhos a fazer sucesso em todo o Estados Unidos. ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀  瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 搀漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 攀 挀爀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 唀洀 瀀愀椀 愀氀挀漀氀愀琀爀愀 焀甀攀 椀洀瀀攀搀攀 猀攀甀 昀椀氀栀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀爀 攀 漀 漀戀爀椀最愀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ Conforme visto em GUARESCHI (2002) a comunicação constrói a realidade, um acontecimento pode causar imensa comoção na população de todo um país pela natureza de sua crueldade, mas se este é silenciado, é como se deixasse de existir, pois a força da comunicação está muitas vezes, mais em silenciar do que em comunicar. Isto posto, fica evidente a necessidade de transmitir histórias como a do HQ que iremos abordar aqui O CYBERCABLOCO, uma vez que seu objetivo seja a aproximação de uma realidade distante da nossa, sensibilizando o público, ainda que de forma descontraída e dramática. A relevância social do produto consiste em trazer tanto para o espaço acadêmico quanto para a sociedade uma visão de impactos da tecnologia na sociedade rural.਀ऀ䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  搀漀 䠀儀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 挀漀洀漀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 攀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀爀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 漀猀 瀀爀椀瘀椀氀最椀漀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 渀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 爀甀爀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 攀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀琀椀挀愀 攀 搀椀爀攀琀愀 愀 焀甀攀猀琀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀⸀ A história em quadrinhos relata sobre o trabalho infantil e mostra como ele está presente diariamente em suas diversas formas, tanto em ambientes privados quanto públicos. Em áreas rurais, os trabalhos mais comuns são em torno de atividades agrícolas, mineração e carvoarias, além do trabalho doméstico, isso acontece devido a baixa renda, baixa escolaridade dos pais, grande quantidade de filhos, má qualidade da educação, busca de mão-de-obra barata e falta de fiscalização. Assim, podendo afetar o desenvolvimento da criança e/ou adolescente, o indivíduo perde a infância e gera diversos problemas sociais, e tem o objetivo de conscientizar que primeiro, crianças e adolescentes devem ter garantidos os direitos de acesso à educação, lazer e esporte, e também a cuidados por parte de um responsável. O trabalho pode ser um impeditivo para que esses direitos se concretizem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀