ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02032</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tainara Barbosa França (Universidade Federal do Amazonas); ilzinaldo carvalho guimarães júnior (universidade federal do amazonas); Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) (2015), as pessoas da população LGBT+, ou seja, lésbicas, gays, travestis, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras pessoas que não se encaixem no padrão heteronormativo de sexualidade e que não se sintam representadas por essas significações, são quatro vezes mais propensas a cometer suicídio do que o resto da população. Além disso, a população de que travestis, transgêneros e transexuais apresentam 10 vezes mais chances de cometer suicídio, possuindo expectativa de vida de 35 anos, menos da metade da polução nacional, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017) é de 76 anos. Dentre todos os estados brasileiros, o Amazonas é o segundo estado da Região Norte no ranking de casos e homotransfobia e o sétimo na escala de mais perigoso para ser LGBT+ no país (Grupo Gay da Bahia). Na década de 1970 surgiram os primeiros atos de luta da comunidade LGBT+, inicialmente formado por homens gays, na década de 1980 mulheres lésbicas e bissexuais também criam suas formas de manifestações e, posteriormente, esses grupos se juntaram e com o passar dos anos formaram a comunidade pluralizada, deixando de serem grupos segregados. A união dos movimentos resultou em um fortalecimento da causa, resultando em diversos avanços e conquistas de direitos básicos, como o reconhecimento da união homoafetiva como uma entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da adoção de crianças por casais homoafetivos, da mudança do nome social e civil e da reclassificação da homossexualidade como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todas essas conquista e união dos movimentos só puderam ser obtidas por meio da rede de solidariedade formada a partir comunicação. Neste cenário a comunicação deve ser encarada como um processo de Relações Públicas, que, segundo Henriques (2007), é um desafio dos movimentos sociais contemporâneos, para que se obtenha orientação a partir da percepção dos públicos e se estabeleça relações efetivas com eles. Sendo assim, as atividades de RPs podem atuar na propagação dos ideais e valores da comunidade, a fim de gerar discussão e obter visibilidade acerca de suas pautas. Este trabalho apresenta as pesquisas realizadas para o planejamento estratégico de Relações Públicas da campanha Somos., que busca ressaltar valores e sentimentos que podem inspirar a comunidade LGBT+ a continuar lutando e resistindo, sobretudo unida, em meio ao contexto político-social. Foram realizados dois métodos: o da pesquisa de opinião e grupo focal, ambos de extrema importância para o conhecimento dos pesquisadores acerca do tema abordado e para o desenvolvimento de ações estratégicas que efetivamente contribuíssem com o alcance dos objetivos almejados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>