INSCRIÇÃO: 02050
 
CATEGORIA: 
 
MODALIDADE: 
 
TÍTULO: 
 
AUTORES: GEOVANE GADELHA RIBEIRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); João Victor Pacheco Bezerra dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM); Naína Helena Pacheco da Frota (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM); Victória de Oliveira Trindade (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM); Melissa Lima Cabral (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM); Anne Karynne Almeida Castelo Branco (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Temos presenciado uma evolução nas tecnologias, e em particular nas redes sociais, que trazem consigo uma infinidade de riscos para os adolescentes entre 10 e 20 anos (período de idade da adolescência definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde), que cada vez mais estão entrando cedo nesse universo on-line. Em sua sexta edição divulgada em 2017, a TIC Kids Online estima que cerca de oito em cada dez crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos eram usuários de Internet em 2017, o que corresponde a 24,7 milhões de jovens nesta faixa etária em todo o país, um aumento de 82% de 2016, para 85% em 2017. Os adolescentes não tem um conhecimento da vulnerabilidade que estão impostos ao acessarem a internet sem supervisão de um adulto. A verdade é que eles estão sujeitos a pedófilos, estupradores, bullying, e jogos que incentivam a mutilação do corpo e o suicídio, como o jogo “Baleia Azul”. Então o processo de acompanhamento dos pais é primordial na orientação dos jovens que estão vulneráveis a qualquer tipo de riscos na rede mundial de internet. O acompanhamento das redes sociais, a orientação através de conversas, e a confiança entre pais e filhos são essenciais para se combater possíveis problemas e erros com o uso da internet pelos adolescentes. Com esse intuito de incentivar a conversa entre pais e filhos, e conscientizar a todos, com foco entre os jovens, criamos a campanha “Diga não a Baleia Azul”, para que todos tenham conhecimento do perigo do jogo que é espalhado nas redes sociais e atingem principalmente os adolescentes que estão vulneráveis ao perigo da internet. A campanha será veiculada em outdoors, que traz um maior impacto visual e promove a mensagem de conscientização contra o jogo. Gerando um impacto, através da mídia escolhida (outdoor), nos adolescentes, pais e na sociedade em geral, por meio do conhecimento sobre o jogo “Baleia Azul”. Incentivar a busca de informações sobre os perigos que os jovens podem correr com o mal-uso da internet. Incentivar os pais a terem um maior controle nas redes sociais dos filhos, para que eles não estejam sujeitos aos perigos da internet. Debater, no ambiente escolar e familiar, sobre o jogo “Baleia Azul” e sua relação com o suicídio infanto-juvenil.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀䄀㤀㠀㘀 䘀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀