ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02056</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Victor Pacheco Bezerra dos Santos (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amazonas); Geovane Gadelha Ribeiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Melissa Lima Cabral (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Naína Helena Pacheco da Frota (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); André Wilson Archer Pinto Salgado (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desafio proposto pelo professor André Salgado, durante a disciplina de Direção de Arte, foi escolhermos um produto e darmos a ela um embasamento filosófico através da teoria do  racionalismo a fim de criarmos uma peça que deixasse claro qual o produto e, com a defesa textual, seu posicionamento racionalista. A equipe escolheu trabalhar com culinária, mais especificamente a portuguesa, sendo o produto selecionado o  pastel-de-belém um doce típico da região de Portugal e de fácil reconhecimento para o público em geral. Escolher uma região como o mote para definir o produto e a linguagem visual que seria adotada foi fundamental para dar o viés filosófico a peça, juntando a célebre frase de René Descartes  penso, logo existo a expressão  ora pois . Apesar da gíria dificilmente ser encontrada no linguajar português, é muito conhecida pelo povo brasileiro a quem se destina o anúncio. Como formar de deixar o trabalho visualmente mais chamativo optamos por usar os azulejos com gravuras estilizadas para compor o processo criativo da peça, bem como fazer uma marca envelhecida baseando-se em textos antigos no estilo dos documentos da época, na tentativa de fazer o anúncio passar sua mensagem mesmo sem leitura prévia das informações presentes nele. Além dos apelo visual com os objetos que remetem à região escolhida em, as fontes e o texto foram pensados para dar um ar contemporâneo e não deixar o anúncio tão formal, visto que apesar de usar elementos que remetem formalidade o anúncio tende a convencer através da criatividade e o teor cômico da frase principal  penso, ora pois sinto fome . O objetivo foi de elaborar um conceito de produto que tivesse teor filosófico abordando o racionalismo foi a proposta do projeto  Lusíadas durante a disciplina de Direção de Arte, que ensina a dar contexto às nossas criações e incentiva a ir além do convencional, usando elementos visuais e textuais que findaram na criação de uma marca de restaurante ficcional especializada em culinária lusitana. A atividade foi elaborada para ser um anúncio impresso e teve o intuito de convencer o possível público-alvo a conhecer um novo restaurante e a experiência verdadeira da culinária lusitana. Durante a pesquisa, a equipe se propôs a passar essa experiência através do próprio anúncio, utilizando elementos da cultura da região, um bordão típico de fácil reconhecimento e um prato (o produto em questão) que é uma sobremesa portuguesa famosa. O objetivo da peça foi o de passar a sensação de um mural de azulejos, encontrado em toda região de Portugal, através do apelo visual e estético do cartaz. Para isso, escolhemos objetos como as caravelas, o próprio mural de azulejos e a cor azul que é comum para esses murais como forma de evocar essa lembrança presente no nosso imaginário sobre o que identificamos sobre a cultura de Portugal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>