ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02384</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eduardo Melo Moura (Universidade Federal de Santa Maria); Rodrigo Stéfani Corrêa (Universidade Federal de Santa Maria)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Elaborado e executado na disciplina de Direção de Arte do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria, o vídeo "Distorções Eleitorais" provêm do desafio criativo em buscar referências estéticas, para reconhecimento sensível (para além da finalidade da estética) por um trabalho de direção de arte em publicidade que favorecesse a distinção de marcas, quebrando a lógica criativa convencional, que extrapole o próprio objeto, mas que, no entanto, sejam carregadas de uma narrativa autêntica e que atender a princípios éticos, do aspecto de relevância social, com temas de interesse público, político, social e ou econômico. Nessa perspectiva o trabalho inspirou-se na interpretação kantiana da teoria estética que concebe o belo do ponto de vista não de uma materialidade, mas a partir do do centro de onde se emana nossa representação interna e pura, a qual repousa questões que sobrepõe o interesse meramente formal, busca-se na natureza do objeto uma razão ética, plural (KANT, 1922, p. 72). Diante disso, trabalhamos com o objeto eleitoral, na ocasião, a temática escolhida foi proposta mediante reflexões sobre o processo eleitoral, situação onde os candidatos usam indevidamente suas imagens midiáticas para promoverem falsas propostas e ideologias. O vídeo contextualiza o momento das eleições e campanhas, que ocorrem de dois em dois anos, e mostra diversas representações artísticas do personagem, feitas por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UFSM e alunos do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo (Rio Grande do Sul). O texto tem o intuito de produzir um estímulo provocativo e gerar uma autocrítica aos comunicólogos e demais eleitores ao pensar em sua responsabilidade em relação ao apoio a candidatos. Para a elaboração do audiovisual, relacionamos as pinturas renascentistas feitas para grandes reis europeus com as representações feitas para os presidentes, nos dias atuais. Para as ilustrações do vídeo, o referencial estético foram as charges, que têm por finalidade satirizar algum acontecimento atual com os personagens envolvidos. Com um minuto e três segundos de duração, a produção recebeu menção honrosa na categoria "Vídeo livre" do 12º Prêmio Universitário de Publicidade da Universidade Franciscana, sendo o único trabalho da Universidade Federal de Santa Maria a ser premiado na cerimônia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>